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Automotor

Linha 2023 do Toyota Yaris chega com mudanças discretas

Versão XS é a mais procurada do hatch compacto Yaris, que luta para alcançar o protagonismo da linha de médios da Toyota

Luiz Humberto Monteiro Pereira - AutoMotrix

Publicado em 29/01/2023 às 15:50

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Com o fim da oferta do Etios para o mercado brasileiro, o Yaris assumiu o posto de "carro de entrada" da marca japonesa / Luiza Kreitlon/AutoMotrix

Com o lançamento da linha 2023 do Yaris, há exatamente um ano, a gama de compactos da Toyota ganhou uma nova motivação: atingir o mesmo destaque dos médios da marca, que estão entre os líderes de seus respectivos segmentos. Atualmente, os "puxadores de vendas" das concessionárias Toyota são a Hilux, que liderou o segmento de picapes médias com 48.565 emplacamentos em 2022, o Corolla, mais vendido entre os sedãs médios com 42.852 unidades anuais, e o Corolla Cross, que com os 42.460 exemplares comercializados perdeu apenas para o Jeep Compass na briga dos utilitários esportivos médios Desde março de 2021, o fim da oferta do Etios para o mercado brasileiro colocou o Yaris no posto de "carro de entrada" da marca japonesa. Com o lançamento da linha 2023, o hatch da Toyota ganhou algum embalo saiu das 21.130 unidades de 2021 para 26.574 em 2022. Embora tenha avançado do posto de vigésimo sétimo carro mais vendido do Brasil em 2021 para a vigésima quinta posição em 2022, o Yaris ainda está distante da briga pela liderança dos hatches compactos, que em 2022 ficou com o Hyundai HB20, com 96.199 unidades, seguido pelo Chevrolet Onix, com 85.261. O hatch da Toyota foi superado também pelo Volkswagen Gol, pelo Fiat Argo e pelo Peugeot 208.

Para alcançar uma performance de vendas equiparável à da Hilux e dos dois Corolla, a Toyota promoveu uma discreta reestilização frontal na linha 2023 do Yaris, além de agregar equipamentos. A dianteira ficou mais contemporânea com a entrada de ar trapezoidal, grade com acabamento do tipo colmeia e para-choques redesenhados. Todas as versões passaram a contar com DRL (luzes de circulação diurna) em leds os faróis totalmente em leds vêm apenas na configuração XLS, assim como os auxiliares de neblina. Não houve alterações na traseira a capacidade do porta-malas do hatch continua sendo de 310 litros. Todas as variantes do Yaris são movidas pelo mesmo motor 1.5L Flex Dual VVT-i, atualizado para se adequar ao Proconve L7. Trabalha acoplado a uma transmissão CVT com simulação de 7 marchas as versões XS e XLS vem com "paddles shifts" no volante. Não há opção com câmbio manual. A potência e o torque seguem com 110 cavalos a 5.600 rotações por minuto e 14,9 kgfm a 4 mil giros, quando abastecido com etanol, e 105 cavalos e 14,3 kgfm a gasolina, nos mesmos giros. Há dois modos de condução: o "Sport" e o "Eco".

Desde seu lançamento no mercado nacional, em junho de 2018, o hatch produzido na cidade paulista de Sorocaba teve a proposta de brigar com os compactos mais completos. Trazia equipamentos como controles de tração e de estabilidade, assistente de subida em rampa, freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem (EBD) e assistente de frenagem (BAS) e Isofix com ancoragem Top Tether de cadeiras infantis. Desde o início de 2022, a linha passou a sair de fábrica com sete airbags e avisos sonoros de cinto de segurança para os passageiros traseiros. Todas as versões vêm com carenagem dos espelhos externos elétricos na cor do carro e pisca integrado, maçanetas externas e para-choques na cor da carroceria, descansa-braços dianteiro, chave com comandos integrados, computador de bordo com 12 funções, direção eletroassistida progressiva e assistência ao arranque em subida.

Partindo do que já é oferecido na versão básica, a XS acrescenta faróis halógenos projetores com máscara negra e linha guia em leds com função "siga-me", luzes de condução diurna em leds separadas dos faróis e lanterna também em leds, acabamento externo preto na terceira coluna, aerofólio traseiro, rodas de liga leve com acabamento na cor prata, bancos parcialmente em couro artificial, ar-condicionado automático, computador de bordo de TFT, manoplas para troca de marchas no volante, controle de velocidade de cruzeiro, descansa-braço traseiro com porta-copos, Smart Entry e chave presencial com botão de partida. Nas versões XS e XLS, foram incorporados dois sistemas de segurança ativa: o de Pré-Colisão, que emite um alerta sonoro e visual ao motorista, fornecendo uma carga extra no sistema de frenagem para auxiliar na redução da velocidade do veículo em caso de impacto iminente, e o de Alerta de Evasão de Faixa emite um alerta sonoro quando o carro sai da faixa de rolagem sem ativação das setas.

Além do Prata Lua Nova do XS avaliado, a gama de cores do Yaris inclui o Branco Polar, o Vermelho Granada, o Cinza Granito, o Preto Infinito, o Azul Titan e o Branco Lunar. Na cor do veículo testado, segundo o site da Toyota, o Yaris XS parte de R$ 105.750 com frete incluso, preço base para Brasília o valor pode variar de acordo com a tributação de cada Estado. Dentro da estratégia comercial da Toyota, a linha Yaris teve menos reajustes de preços no último ano do que os concorrentes diretos o que colaborou para o aumento da competitividade. A garantia é de cinco anos ou 150 mil quilômetros.

Experiência a bordo
Para mais ou para menos

Dentro do Yaris XS, os tons acinzentados predominam nos revestimentos. Motorista e passageiros conseguem se acomodar bem no lugar do meio do banco traseiro, o final do console e o ressalto no assento incomodam um pouco. Costuras simuladas no painel dão a impressão de existir couro no revestimento, que é de plástico. Na central multimídia, a tela de 7 polegadas é sensível ao toque e compatível com Android Auto e Apple CarPlay. Não há navegação nativa é necessário parear o celular para usar. Os passageiros do banco traseiro contam com duas entradas USB para carregamento de celulares. O ar-condicionado é automático digital de uma zona e não tem saídas para trás.

O computador de bordo tem visor multifunção em tela de 4,2 polegadas em TFT de alta resolução com funções como intensidade de brilho da tela, hodômetro total e parcial, consumo médio e instantâneo, autonomia, velocidade média, relógio, temperatura externa, posição de marcha, nível de combustível, velocímetro digital, Eco Wallet (calcula o consumo conforme o estilo do motorista) e ranking de eficiência com histórico de consumo. Os sete airbags de série dois dianteiros, dois laterais, dois de cortina e um de joelhos para o motorista são um destaque no segmento, mas há pontos a evoluir em um hatch compacto que custa mais de R$ 100 mil. O volante está revestido com material rugoso e tem boa pegada, porém, a coluna de direção tem apenas regulagem em altura, não de profundidade. Embora tenha uma câmera de ré com boa definição de imagem no multimídia, o modelo não traz sensor sonoro de estacionamento nem na frente nem atrás. Sensores de luz e chuva também são ausentes. Um alerta de ponto cego seria bem-vindo, assim como um freio de estacionamento acionável por botão, em lugar da anacrônica alavanca.

Impressões ao dirigir
Jeito racional

O conjunto formado pelo motor 1.5 de quatro cilindros aspirado e o câmbio continuamente variável (CVT) de 7 marchas simuladas do Yaris XS entrega um comportamento dinâmico condizente com a proposta de hatch urbano boa dirigibilidade, mas sem pretensões à esportividade. Os 14,9 kgfm de torque e os 110 cavalos de potência, quando há etanol no tanque, deslocam os 1.125 quilos do hatch compacto sem aparentar esforço, mas sem a exuberância explicitada por alguns concorrentes. As retomadas de velocidade são suaves e graduais. Trocar sequencialmente as marchas nas borboletas atrás do volante reforça a performance. Os modos de condução "Eco" e "Sport" influem nas respostas, que variam da racionalidade energética no primeiro às reações mais entusiáticas no segundo. Tão logo o motorista pressiona mais intensamente o pedal da direita e os giros começam a subir, o som do "powertrain" domina o habitáculo algo comum nos veículos com CVT.

A suspensão é desenvolvida dentro da proposta de ser um hatch urbano e familiar absorvem bem as irregularidades do piso e priorizam o conforto. A carroceria inclina um pouco em curvas, no entanto, nada que abale a confiança. A boa altura em relação ao solo (15 centímetros) ajuda a atravessar lombadas e valetas. O Toyota Safety Sense de série, composto por uma câmera no para-brisa e um radar frontal, viabiliza sistemas pouco invasivos de auxílio ao motorista, como o alerta de pré-colisão que sinaliza o perigo de impacto frontal sem atuar nos freios e os avisos visuais e sonoros de mudança não sinalizada de faixas, sem interferência no volante. Controles eletrônicos de estabilidade e tração e assistente de partida em rampas são efetivos e funcionais. Segundo o Inmetro, com etanol no tanque, o Yaris faz 8,7 km/l na cidade e 9,8 km/l na estrada. Já os números com gasolina são de 12,2 km/l na cidade e de 13,9 km/l na estrada. Nota B na categoria e no geral.

Ficha técnica
Toyota Yaris XS

Motor: quatro cilindros, aspirado, comando variável de válvulas, 1.496 cm³ de cilindrada, flex.
Potência: 110 cavalos (etanol)/105 cavalos (gasolina) a 5.600 rpm
Torque: 14,9 kgfm (etanol) e 14,3 kgfm (gasolina) a 4 mil rpm
Transmissão: câmbio CVT com sete marchas virtuais. Tração dianteira.
Direção: tipo pinhão e cremalheira com assistência elétrica
Freios: disco ventilado na dianteira, sólido na traseira, com ABS, controles de tração e estabilidade
Suspensão: dianteira do tipo MacPherson com barra estabilizadora, traseira eixo de torção e barra estabilizadora
Altura em relação ao solo: 15 centímetros
Rodas/pneus: 5,5x15" em liga leve/185/60R15
Peso: 1.125 kg
Dimensões: 4,13 metros de comprimento, 1,73 metro de largura, 1,49 metro de altura, 2,55 metros de distância de entre-eixos
Porta-malas: 310 litros
Tanque: 45 litros
Preço: na cor do modelo testado Prata Lua Nova , parte de R$ 105.750 com frete incluso, preço base Brasília o valor pode variar de acordo com a tributação de cada Estado

Leia esta matéria também na Gazeta de S. Paulo 

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