X

Turismo

Condesb aprova selo de circulação de veículos de turismo na Região

Medida é exclusiva para agências de viagens e deve estimular a economia na Baixada Santista

Da Reportagem

Publicado em 27/10/2021 às 09:21

Atualizado em 27/10/2021 às 09:49

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Condesb aprova selo turístico para facilitar a circulação de ônibus e micro-ônibus na Baixada Santis / Divulgação/ PMS /Francisco Arrais

A criação do Selo Metropolitano de Turismo, que possui o objetivo de facilitar a circulação de ônibus e micro-ônibus de turismo entre as cidades da Baixada Santista, foi aprovada na manhã desta terça-feira (26), pelos integrantes do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Baixada Santista (Condesb). 

O selo será válido para viagens de um dia ou pernoite, que integrem duas ou mais cidades da Região. Por meio de cadastro em uma plataforma on-line, exclusiva para agências de turismo regulares cadastradas no País e certificadas pelo Cadastur, as companhias poderão submeter a rota que desejam seguir à aprovação dos municípios, extinguindo a necessidade de solicitar autorização à cada cidade, individualmente. Outro benefício para as agências é a isenção de taxas de entrada e circulação.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

"Com certeza, o selo vai contribuir muito com o turismo regional, que tende a aumentar a partir de agora, diante dos números positivos da vacinação e da flexibilização das medidas em relação ao coronavírus", disse o prefeito Rogério Santos.

A decisão visa o estímulo do turismo na região de forma ordenada e qualificada. Além disso, também contribuirá com o aumento do consumo em equipamentos turísticos e comércio, movimentando a economia regional.

O selo foi desenvolvido pela Câmara Temática de Turismo da Agência Metropolitana da Baixada Santista (Agem), à qual caberá a disponibilização da plataforma e a definição da data de início do programa.

Cadastro

As companhias deverão se cadastrar na plataforma informando dados em relação à empresa, como o número de registro no Cadastur e CNPJ, e a respeito do responsável pela agência, como nome completo e CPF. Após aprovada, cada companhia receberá o próprio login e senha para facilitar a realização das próximas solicitações.

As datas de ida e volta do veículo, local de hospedagem (em caso de viagens que durem mais de um dia), cidades pela qual passará e pontos turísticos a serem visitados serão parte dos dados exigidos pela plataforma no momento da solicitação. Os órgãos responsáveis pelo turismo de cada cidade poderão avaliar o pedido e aprovar ou não a solicitação. 

Como vai Funcionar

Após a aprovação, será emitido um selo em formato de QR Code, a ser afixado na parte externa do veículo. De forma prática, com o telefone celular apontado para o código, fiscais das nove cidades da Baixada poderão conferir se a documentação da agência responsável pelo tour está válida, se houve aprovação da rota, origem do veículo, entre outras informações, e assim, tomar as providências para cada situação.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

Maior reservatório de água do Hemisfério Sul fica na Baixada Santista; conheça

O Reservatório-Túnel Santa Tereza/Voturuá foi construído há 35 anos e abastece Santos e São Vicente. Veja fotos

Polícia

Procurado por furtos a condomínios de luxo em Santos é preso

O suspeito foi apontado como um dos participantes de furtos em apartamentos no Gonzaga, Boqueirão e Embaré em 2023

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter