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Ouvidoria a três cliques

Morador de São Vicente criou aplicativo que ajuda cidadão a denunciar os problemas de sua cidade

Publicado em 29/07/2013 às 13:21

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Imagine denunciar um buraco na calçada com apenas três toques no celular? Ou semáforo quebrado, ou um poste sem iluminação e tantos outros problemas que encontramos em nosso caminho? Essa é a proposta do aplicativo Cidade Legal, criado pelo empresário Wilson Baraban, depois que teve muita dor de cabeça com uma caçamba dentro de casa.

“A ideia surgiu com um problema com uma caçamba de entulho parada na porta da minha casa. Liguei para a empresa da caçamba para reclamar, pois estava obstruindo a entrada da garagem e estava embaixo de uma placa de proibido estacionar, quando a telefonista me disse que não poderia fazer nada, pois a caçamba já estava lá três dias e ninguém havia reclamado.

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Cidade Legal está disponível há quatro meses e recebe 20 indicações diárias (Foto: Jonas de Morais/DL)

Liguei então para a CET-SP que me disse que não era competência dela caçambas de entulho, que eu deveria ligar na Prefeitura da Cidade de São Paulo. Liguei então na Ouvidoria da Prefeitura que me disse que iria encaminhar minha reclamação à secretaria responsável.

Ou seja, ninguém retirou a caçamba e ela foi retirada pela empresa 15 dias depois cheia de entulho. Depois disso pensei em criar um aplicativo para que a população pudesse reclamar dos problemas corriqueiros que estão todos os dias nas ruas e que a Prefeitura tivesse acesso aos mesmos”, conta.

O aplicativo está disponível há quatro meses para sistemas iOS (Apple) e Android. O download é gratuito. “Em 25 de março saiu a primeira versão para iPhone. Já temos mais de 10 mil aplicativos baixados para iPhone, iPad e Android”, comemora Baraban.

A Reportagem do DL experimentou o aplicativo. A tela é simples e rápida.

São 44 problemas disponíveis no aplicativo para serem indicados. “O cidadão marca sua posição geográfica, depois escolhe o problema entre 44 pré-definidos e tira uma foto enviando ao nosso sistema. Os pontos marcados pelos cidadãos são apresentados no mapa em verde.

Quando a prefeitura agenda uma solução para aquele problema relatado o ponto marcado de verde fica amarelo e quando a prefeitura soluciona um problema o ponto fica azul. E os usuários recebem uma mensagem no smartphone avisando da resposta da prefeitura”, comenta Baraban.

Mas qual o objetivo do aplicativo? Quem recebe as reclamações? Segundo Baraban, há um segundo aplicativo que será disponibilizado para as prefeituras. Assim, a Administração de cada município poderá acompanhar os problemas relatados pela população.

“Estamos entrando em contato com todas as prefeituras para encaminhar as informações dos problemas marcados pelos cidadãos”, explica Baraban.
E a ideia já está dando retorno. Em apenas quatro meses, o aplicativo recebe diariamente 20 indicações diárias em todo o mundo. Na próxima semana, a empresa deve disponibilizar mais uma atualização.

Na Região, o aplicativo também está fazendo sucesso. Já são 134 indicações até a semana passada. Só em Santos, a primeira na lista de reclamações, são 78 pontos marcados. Seguida por São Vicente, com 38 aplicativos.

Guarujá tem 11 indicações. Depois em Praia Grande com três pontos marcados. Bertioga, Cubatão, Mongaguá e Itanhaém têm um ponto indicado, cada uma. E Peruíbe é a única cidade da Região que ainda não tem indicações.

Baraban nasceu em São Paulo, residente em São Vicente desde 1987, trabalhou durante cinco anos como gerente de TI da Universidade Metodista de São Paulo entre os anos de 2006 a 2011, quando abriu a empresa WBF Mobile focada em desenvolvimento de aplicativos para celular. Desde 2008 trabalha com desenvolvimento de aplicativos.

É Bacharel em Ciências da Computação com Pós Graduação em Sistemas Distribuídos pela Universidade Católica de Santos (Unisantos).

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