X

Sindical e Previdência

Presidente dos químicos participa de congresso trabalhista na França

“A exemplo do Brasil, na França, e em vários países da Europa, os conflitos trabalhistas e sociais também estão mobilizando trabalhadores", diz o sindicalista

Publicado em 09/03/2015 às 11:34

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas e Farmacêuticas de Santos e Região, Herbert Passos Filho, participou, junto com dirigentes da Força Sindical, do congresso da central Force Ovriére (Força Operária - FO), em Tours, na França. “A exemplo do Brasil, na França, e em vários países da Europa, os conflitos trabalhistas e sociais também estão mobilizando trabalhadores, pois existe uma crise econômica que é mundial”, diz o sindicalista.

Passos, que também é secretário de Meio Ambiente e coordenador setorial dos Químicos da Força, esteve non evento internacional  acompanhado pelo membro da diretoria executiva, Gilson Martins de Oliveira e do secretário adjunto de raça e etnia da Força Sindical SP, e Heitor Danilo Apipe, diretor do Sindicato dos Químicos da Baixada Santista. O evento  contou com delegações de 23 países numa organização que envolveu mais de 3000 delegados representando as quase 2.500 representações sindicais filiadas.

Herbert Passos relata que Central Operária da França foi uma das primeiras a apoiar a criação da Força Sindical. “Em um momento em que todas as forças políticas eram contra nós, no Brasil, e sempre se manifestaram com opiniões comuns e de consulta recíproca com o Brasil”.

Herbert Passos Filho (segundo à direita), participou do evento representando a Força Sindical (Foto: Divulgação)

Ele resume a importância do  evento. “Realizado em momento de conflitos e emoções afloradas na sociedade francesa, o Congresso aconteceu de forma democrática e legitimidade inerente aos costumes franceses”, destacou o sindicalista santista.

“Além das dicotomias étnicas que geram conflitos no momento atual do país, que vitimaram inclusive um delegado sindical da corporação policial, filiado à central FO, durante o atentado à redação do “Charlie Hebdo”, também atravessam uma tentativa do governo atual de rever a representação política territorial existente”.

Segundo Passos, na França, assim como no Brasil, a precarização dos contratos de trabalho, novas formas flexibilizadoras dos contratos de trabalho e a perdas de direitos sociais têm sido o resultado da crise econômica mundial: “O trabalhador, em qualquer lugar do mundo, não pode pagar essa conta. A luta do trabalhador é mundial, pois toda crise é uma ferramenta de transferência de renda dos mais pobres para os mais ricos”, finaliza Herbert Passos.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Caminhão bate em árvore e tomba no Morro Santa Teresinha em Santos; veja vídeo

Causa do acidente ainda está sendo investigada. Motorista ficou ferido e precisou ser socorrido

Cotidiano

Baixada Santista confirma sétima morte por dengue

A vítima é uma mulher de 49 anos, que morreu no último dia 3

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter