X

Sindical e Previdência

Portuários realizam greve amanhã e também na quinta

Greve, que seria de um dia, vai ser estendida para quinta-feira, no Dia Nacional de Luta, que se realiza na quinta-feira, com greves e protestos em todo o País

Francisco Aloise

Publicado em 09/07/2013 às 15:17

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Os portuários vão deflagrar greve amanhã e na quinta- feira. A decisão era a de parar só amanhã, conforme decisão da plenária nacional das categorias realizada em Belém, na semana passada. Entretanto, os portuários e avulsos decidiram estender em mais um dia o movimento grevista em solidariedade ao Dia Nacional de Luta, que se realiza na quinta-feira, com greves e protestos em todo o País.

Essa segunda decisão foi tomada após reunião entre sindicalistas da Força Sindical e presidentes das entidades representativas de trabalhadores portuários, em Brasília, na última quarta-feira.

Durante a reunião, ficou decidido que a greve do dia 10(amanhã) é pela luta pelo cumprimento da Convenção 137 da OIT (Organização Internacional do Trabalho), que garante ao trabalhador portuário registrado a prioridade na contratação. Mas, pela nova Lei dos Portos, os novos terminais ficam desobrigados a ter que contratar os portuários por meio do OGMO (Órgão Gestor de Mão de Obra).

Já a greve do dia 11 é em solidariedade ao Dia Nacional de Luta com greves e mobilizações, organizada pelas centrais sindicais. Esta mobilização é pela luta contra a inflação, por mudanças na política econômica, fim do fator previdenciário e redução da jornada de trabalho.

Portuários e avulsos prometem parar Porto de Santos por dois dias (Foto: Luiz Torres/DL)

A principal reclamação do setor é o fato de a lei dos portos, regulamentada na sexta-feira, dia 28 de junho, pela presidente Dilma Rousseff, não obrigar os novos portos privados a contratar trabalhadores vinculados ao OGMO (Órgão Gestor de Mão de Obra), entidade que cuida do registro e do treinamento dos funcionários da categoria, entre outras funções.

O anúncio de paralisação em Santos foi feito pelo presidente do Sindicato dos Estivadores, Rodnei Oliveira da Silva, cuja categoria ainda resiste, com protestos e manifestações, contra a nova legislação portuária.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

Restaurante de Santos está entre os 100 melhores do País; saiba qual

Revista Exame divulgou nesta semana a lista com os melhores restaurantes do Brasil; estabelecimento santista ficou em 92º

Polícia

Corpo de turista desaparecido é encontrado em Guarujá

A confirmação da identidade do cadáver foi feita pelo Grupamento de Bombeiros Marítimos, após uma verificação

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter