Encontro com a Memória e a Verdade

Comissão da Verdade promove encontro com depoimentos hoje (27) e amanhã (28)

Comentar
Compartilhar
27 NOV 201310h13

O Ato Sindical Unitário e Encontro com a Memória e a Verdade dos Trabalhadores por Justiça e Reparação serão realizados hoje e amanhã, no Sindipetro, em Santos.

O encontro é coordenado pelo Grupo de Trabalho (GT) Ditadura e Repressão aos Trabalhadores e ao Movimento Sindical da Comissão Nacional da Verdade (CNV), coletivo integrado por dez centrais sindicais, em parceria com as centrais sindicais representadas na Baixada e o comitê local. O evento conta com o apoio e a participação das comissões da verdade de Santos e Cubatão.

Em ambos os eventos serão colhidos depoimentos que relembrarão injustiças, arbitrariedades e graves violações de direitos humanos praticadas contra sindicalistas e trabalhadores da região durante a ditadura (1964-1985).

Um dos objetivos desse encontro é ouvir relatos de trabalhadores e sindicalistas perseguidos pela ditadura civil-militar brasileira. Familiares também poderão dar testemunhos sobre parentes que foram alvo de violações de direitos humanos (prisões ilegais, tortura, morte e desaparecimento), assim como citar o sofrimento e as dificuldades familiares vividas em virtude da perseguição política.

Serão coletados depoimentos de ex-funcionários da Cosipa (Usiminas), Docas (Codesp), Refinaria Presidente Bernardes, portuários, bancários e sindicalistas (Foto: Luiz Torres/DL)

Serão coletados depoimentos de ex-funcionários da Cosipa (Usiminas), Docas (Codesp), Refinaria Presidente Bernardes, portuários, bancários e sindicalistas que sofreram intervenções dos militares.

Os atos terão a participação da advogada Rosa Cardoso, integrante da Comissão Nacional da Verdade, que coordena o grupo de trabalho Ditadura e repressão aos trabalhadores e ao movimento sindical, da CNV.

O Ato Sindical Unitário, em  homenagem ao Fórum Sindical de Debates, será hoje às 18h30. Já o Encontro com a Memória e a Verdade dos Trabalhadores, por Justiça e Reparação será amanhã,  das 9 às 18 horas.

A CNV transmitirá os eventos ao vivo apelo site www.twitcasting.tv/CNV_Brasil.