X

Sindical e Previdência

Bancários relembram 50 anos da repressão

Sindicato vai realizar solenidade em sua sede, hoje à noite, para relembrar data e lançar revista sobre o tema

Publicado em 11/04/2014 às 10:40

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Hoje faz 50 anos que o Sindicato dos Bancários sofreu intervenção e seus diretores foram vítimas da repressão imposta pela ditadura militar no País. Para relembrar a data, a diretoria do sindicato realizará uma sessão da Comissão Nacional da Verdade (CNV), às 19 horas, na sede da entidade, com a presença da integrante da CNV, Rosa Maria Cardoso da Cunha e Adriano Diogo da Comissão da Verdade do Estado de São Paulo.

No evento será lançada a revista: A “perigosa” unidade dos trabalhadores na “Moscou Brasileira”, que aborda a organização dos trabalhadores no Fórum Sindical de Debates, o Navio Prisão Raul Soares e como a ditadura atingiu a categoria dos bancários perseguindo-a por muitos anos.

“É muito importante resgatar a história daqueles que foram os protagonistas da luta de classe. A cidade de Santos foi fundamental nesse período da história, quando havia o Fórum Sindical de Debates, instrumento para a organização dos trabalhadores. É preciso olhar para o passado para construir um futuro mais justo e igualitário”, ressaltou o presidente do Sindicato dos Bancários de Santos e Região e Secretário de Relações Internacionais da Intersindical, Ricardo Saraiva, Big.

Ele diz que Santos representava a vanguarda da organização sindical no Brasil, e que por isso, pagou um preço muito caro, pois a intervenção militar lançou toda sua atenção para a Cidade e seus sindicatos, que sofreram as intervenções.

Há 50 anos, no dia 11 de abril de 1964, o Sindicato dos Bancários sofreu intervenção federal (Foto: Divulgação)

O sindicalista relembra que, empresários, políticos de partidos conservadores e militares, com apoio dos EUA (presidentes Kennedy, Lyndon  Johnson e Nixon, além dos militares e a CIA) também a chamavam de “Moscou Brasileira”, “Cidade Vermelha” ou “República Comunista” para influenciar a opinião pública. 

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Homem é morto em confronto com PMs em Guarujá

Um dos agentes envolvidos alegou que sua câmera corporal estava descarregada no momento dos tiros

Cotidiano

Ônibus colidem com posto de combustível e deixam 13 feridos em Santos; ASSISTA

O acidente ocorreu por volta das 6h30, no cruzamento da Rua Comendador Martins com a Júlio de Mesquita

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter