X

Saúde

Mamografia ou ultrassonografia para o diagnóstico do câncer de mama?

Especialista explica a diferença entre os exames e ressalta a importância dos dois para a prevenção da doença

Publicado em 25/04/2014 às 12:01

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Infelizmente, o câncer de mama ainda é a doença com maior incidência de causa de morte no Brasil e, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), é a segunda mais frequente no mundo, com expectativa de 57.120 mil novos casos, apenas no país, em 2014.

Este quadro se deve, em grande parte, pelo diagnóstico tardio da doença. Segundo o médico coordenador do serviço de diagnósticos por imagem do Centro Médico São José, de Cerquilho (SP), Dr. Cesar Morais Lôbo, esta demora ocorre, pois, no início, a doença é indolor e o nódulo pode estar localizado em uma região mais profunda da mama, de difícil percepção. “O acompanhamento anual realizado pelo médico ginecologista é a principal ferramenta de defesa, visto que o diagnóstico precoce aumenta, significativamente, as chances de cura”, aponta o especialista.

A descoberta pode ser realizada por meio de mamografia e de ultrassonografia das mamas. Entretanto, muitas mulheres ainda não sabem as diferenças entre os exames e em quais situações são indicados.

Segundo explica Dr. Cesar, o ultrassom das mamas é complementar à mamografia e, portanto, é preciso observar se há a necessidade dos dois. “A ultrassonografia é um exame realizado com o deslocamento de um aparelho sobre as mamas da paciente, que converte os sons em imagem. Já, a mamografia consiste em um estudo radiográfico (Raios-X), em que as mamas são comprimidas para a visualização de possíveis nódulos”, ressalta. 

O câncer de mama ainda é a doença com maior incidência de causa de morte no Brasil (Foto: Divulgação)

Ainda de acordo com o médico, a indicação de cada um destes exames vai depender da idade e da genética da paciente. Para as mulheres com idade igual ou superior a 40 anos, é indicada a realização da mamografia. Para as mais novas, além da mamografia é recomendada a ultrassonografia complementar das mamas, devido à maior densidade do tecido mamário (predomínio de tecido fibroglandular). “A ultrassonografia, nestes casos, apresenta pode apresentar maior sensibilidade na detecção de nódulos”, explica Dr. Cesar.

Pacientes com histórico de câncer na família, principalmente, em parentes de primeiro grau, como mãe e irmã, têm maior probabilidade para desenvolver a doença, aponta o especialista do Centro Médico São José. Nestes casos específicos, o exame mamográfico pode ser realizado de forma mais precoce. “Entretanto, mais importante que definir uma idade específica para a realização destes exames, acho imperativo, nestes casos, o acompanhamento de um profissional (ginecologista ou mastologista) que vai conduzir cada caso de forma individualizada”, recomenda.

Para as mulheres que não possuem casos da doença na família, é indicada a realização da ultrassonografia das mamas como triagem em quadros sintomáticos como dor nas mamas e nódulo palpável e, após os 40 anos, a realização anual da mamografia.

Cenário atual

Ainda nos dias de hoje, existem Estados no Brasil que não possuem mamógrafos suficientes para a realização dos exames na população feminina e masculina, esta também sofrendo do mal (leia mais, abaixo). Entretanto, ressalta o especialista, algumas lesões mamárias iniciam com pequenas calcificações, que só podem ser identificadas com a mamografia. Por isto, dentro da faixa etária indicada, um exame não pode ser substituído pelo outro. “Na ultrassonografia, estas lesões só serão visualizadas quando estiverem maiores, diminuindo as chances de cura”, adverte.

No Brasil, a Lei da Mamografia (Lei 11.664), de 2008, garante que toda mulher tem o direito à realização gratuita da mamografia, a partir dos 40 anos, segundo recomendação médica.

Câncer de mama nos homens

Apesar de apresentar incidência menos frequente, somando, atualmente, 1% do total de casos de câncer no mundo, a doença também pode acometer os homens. Os sintomas, bem como a pré-disposição genética, são iguais aos cânceres de mama femininos.

A descoberta do câncer de mama nos homens também pode se dar pelo autoexame, ultrassonografia e mamografia. “Todos os exames disponíveis para o estudo da mama feminina também podem ser usados na avaliação masculina”.

O médico ainda destaca que, exatamente como nas mulheres, o diagnóstico precoce da doença nos homens igualmente aumenta as chances de cura.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Baixada Santista confirma sétima morte por dengue

A vítima é uma mulher de 49 anos, que morreu no último dia 3

Santos

Pacientes com câncer estão tendo cirurgias suspensas em Santos

Denúncia foi feita pela vereadora Audrey Kleys (Novo) durante a 22ª Sessão Ordinária da Câmara de Santos nesta terça-feira (23)

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter