X

São Vicente

São Vicente pode ter sistema misto de transporte

Na proposta, que está sendo verificada junto à Justiça, além dos novos ônibus e micro-ônibus, as lotações continuariam em circulação no município.

Caroline Souza

Publicado em 17/02/2019 às 12:29

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Apesar da proposta estar sendo verificada, a princípio a licitação é única e, se tudo ocorrer nos prazos, as lotações saem até outubro. / Rodrigo Montaldi/DL

A Cooperlotação, atual responsável pelo transporte público de São Vicente, apresentou uma proposta ao prefeito Pedro Gouvêa para que a cidade tenha um sistema misto de transporte. Segundo a Prefeitura, a possibilidade está sendo verificada junto à Justiça.

Se concretizada, além dos ônibus e micro-ônibus - já anunciados como novo modelo - as lotações continuariam em circulação. 

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Trânsito e Transportes (Setrans), esclareceu que ‘a princípio a licitação é única’. “Nesta licitação estão previstos veículos básicos, que são os ônibus comuns de grande porte e micro-ônibus”, ­complementou.

O presidente da Cooperlotação, Wagner Luiz Alves de Souza, lembrou que esta modalidade já existe em outras cidades. “Fui até o Prefeito conversar sobre a possibilidade de ter os dois modais, isso já existe em Cubatão, por exemplo”.

De acordo com ele, o chefe do Executivo ficou de conversar com o Ministério Público sobre a possibilidade de modificar o edital para este modelo misto de transporte. A Prefeitura confirmou a ­informação. 

Os vereadores da Câmara de São Vicente foram os responsáveis por intermediar a reunião entre o prefeito e os operadores da Cooperlotação. O Sargento Barreto, que sempre participou da história das lotações no município, é um dos vereadores que está acompanhando a proposta.

“Estamos aguardando, participando das audiências públicas e ouvindo o que a população tem a dizer sobre o atual sistema. Entendo que essas audiências são muito boas, porque permitem que a população dê a sua opinião”, esclareceu o vereador. 

Caso o Ministério Público permita a mudança do edital, Barreto acredita que o projeto inicial também precisará ser revisto. “Se for fazer um sistema misto, outro projeto terá que ser elaborado. Porque com a quantidade de veículos do atual projeto mais as lotações, teria carros demais nas ruas, sobrecarregando o sistema”, esclareceu. “Qual o desejo da população da nossa cidade? Nossa obrigação é atender aos anseios dos moradores de São Vicente, são eles que tem que dar o tom disso”, complementou. 

Ao final da segunda audiência pública, no último dia 11,  o vereador Jabá, presidente da Comissão Especial de Vereadores que trata do transporte municipal, informou que dará encaminhamento a um novo encontro entre o Poder Público e a sociedade, em data que será informada em breve. 

“Caso o modelo misto não seja possível, estamos preparando uma empresa para participar do processo seletivo licitatório como qualquer outra”, comentou o presidente da ­Cooperlotação.

O novo sistema de transporte, que deve entrar em funcionamento ainda este ano, foi anunciado em dezembro de 2018 pelo ­prefeito. 

A empresa vencedora deve colocar 61 ônibus em operação na área continental e 168 micro-ônibus na área insular, totalizando 245 carros.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Homem é morto em confronto com PMs em Guarujá

Um dos agentes envolvidos alegou que sua câmera corporal estava descarregada no momento dos tiros

Cotidiano

Ônibus colidem com posto de combustível e deixam 13 feridos em Santos; ASSISTA

O acidente ocorreu por volta das 6h30, no cruzamento da Rua Comendador Martins com a Júlio de Mesquita

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter