X

São Vicente

'Próxima etapa é fazer a prova de carga na Ponte dos Barreiros', explica subsecretário

Afirmação é de Paulo Fiamenghi, subsecretário de Infraestrutura da Secretaria de Obras de São Vicente (Seob)

Jeferson Marques

Publicado em 07/05/2022 às 07:30

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A Reportagem do Diário do Litoral esteve em São Vicente acompanhando o avanço das obras na Ponte dos Barreiros, ao lado do subsecretário de Infraestrutura da Secretaria de Obras (Seob), Paulo Fiamenghi. Em um passeio de barco que contemplou cada fase dos reparos e reformas, foi possível observar que quase 90% de tudo já estava praticamente finalizado, com o cronograma para a conclusão dos 100% mantido para julho.

 

Fiamenghi diz que, em julho, será o 12º mês de trabalho na ponte, mas que para a obra ser concluída dentro desse prazo é preciso que uma adutora da Sabesp seja retirada do local. "Ela (Sabesp) precisa retirar essa adutora aqui do passeio para que nós avancemos com o serviço. Em setembro de 2021 fizemos uma reunião com eles e um ofício foi feito. Acreditamos que eles cumprirão com o combinado e tudo dará certo".

A Sabesp, segundo o secretário, queria fazer uma nova obra para levar a adutora para lá.

"Eles estão montando uma adutora provisória para retirar a que está na ponte, mas deixamos claro para eles que não podemos esperar. Dessa forma que eles querem fazer se torna inviável entregar a obra pronta em julho. Repito: estamos conversando com eles o tempo todo; eles estão trabalhando. Sabemos que não é uma tarefa fácil, mas precisamos de todas as energias focadas nisso", explica Fiamenghi.

Sabesp

A Sabesp esclareceu, por nota, que iniciou em abril de 2022 a execução das obras para remanejamento da referida adutora.

A Companhia ressalta que já foram realizadas vistorias para planejamento deste serviço de alta complexidade, que vem sendo desenvolvido junto com os trabalhos da administração municipal, sendo necessária grande logística e colaboração entre as partes. A Sabesp está empenhada para que as atividades cumpram ao cronograma estabelecido, sem afetar o abastecimento de água tratada nesta região.

Prova de carga.

Como uma das etapas mais importantes antes da finalização dos trabalhos na Ponte dos Barreiros está a prova de carga, que consiste em colocar peso suficiente no equipamento para verificar se toda a estrutura está de acordo com o planejamento da engenharia.

"Com esse teste teremos a certeza de que poderão entrar os caminhões que vão fazer os trabalhos de pavimentação, por exemplo. Sem isso eu não posso autorizar a entrada desses veículos", enfatiza.

Das estacas da Ponte, 217 das 217 já foram totalmente recuperadas e 90% do vão metálico já está finalizado. Na continuidade dos serviços nos próximos meses estão a pavimentação das pistas, iluminação e conclusão da passarela para pedestres e ciclistas nos três últimos meses contratuais (caso a prova de carga sinalize que toda a parte estrutural está aprovada para receber os caminhões, como dito acima).

"Estamos trabalhando para deixar no passado essa história de ponte interditada, de ponte parcialmente interditada, siga e pare, tudo que fez parte das nossas vidas nos últimos tempos. Isso vai ficar para trás porque a obra está avançando, estamos sempre acompanhando de perto e em breve vamos liberar totalmente as duas pistas da ponte" afirmou o prefeito Kayo Amado.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Turista é arrastado por correnteza na Praia do Tombo, em Guarujá

Os guarda-vidas estavam em outra extremidade da praia no momento do ocorrido.

Diário Mais

Melhor pizzaria da América Latina está em São Paulo; saiba qual

Ranking com 50 as melhores pizzarias do Brasil e dos países vizinhos tem oito pizzarias na Capital Paulista; confira a lista completa

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter