X

São Vicente

Obra na Ponte dos Barreiros deve ser concluída em julho de 2022 

Deputada quer recuperar também a ligação ferroviária para o VLT chegar no continente 

Da Reportagem

Publicado em 03/12/2021 às 12:01

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Obra na Ponte dos Barreiros deve ser concluída em julho de 2022  / Divulgação

As obras de recuperação total da Ponte dos Barreiros, em São Vicente, devem ser concluídas até julho de 2022, informou o secretário-adjunto de Obras da Prefeitura, Paulo Fiamengui. São 150 trabalhadores recuperando agora as 217 estacas de sustentação ao longo dos 625 metros de tabuleiro da ponte. A deputada federal Rosana Valle (PSB) enviou sua equipe para visitar o canteiro de obras e constatou que o ritmo dos trabalhos é intenso.

A parlamentar foi informada que as equipes estão deixando a ponte pronta para que possa ser feita, na sequência, a recuperação da antiga ligação ferroviária, que passa ao lado, e que permitirá a vinda do VLT para a Área Continental de São Vicente, o que tanto a deputada tem cobrado da EMTU e do Governo do Estado.

Rosana faz questão de saber como andam as obras da ponte, mesmo se recuperando de uma infecção dos rins que a deixou internada por cinco dias. A deputada, que conseguiu recursos federais de R$ 58 milhões para a obra, sabe que a ligação é essencial para os 150 mil moradores da Área Continental de São Vicente. 

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado

Estas obras agora em andamento são as que fazem a completa recuperação estrutural da ponte, que vão permitir até o aumento da capacidade de carga, com a passagem de caminhões maiores.

Antes, foram feitas as obras emergenciais nas 52 colunas mais afetadas pela maresia e pelo desgaste do tempo. As obras emergenciais permitiram a liberação da ponte, que passou meses fechada, o que causou enormes transtornos para a população, obrigada a travessá-la a pé, sob sol ou chuva. 

As estacas são limpas para tirar as cracas, ostras e mariscos. Depois são encamisadas, como dizem os técnicos, e revestidas com reforço de concreto. Assim, ficam protegidas da maresia com uma espécie de armadura e muito concreto. 

Além das 217 colunas, a empresa Jatobeton, contratada pela Prefeitura, promove também a recuperação das cinco enormes vigas longitudinais, que tem o mesmo comprimento da ponte, de 625 metros.

Outras 59 travessas que sustentam o tabuleiro da ponte estão tendo suas estruturas de concreto reforçadas. As equipes também estão refazendo as juntas de dilatação do tabuleiro e alteando as defensas de proteção dos pedestres e ciclistas. 

Os pagamentos à empreiteira só acontecem após a comprovação de cada etapa dos serviços, explicou o secretário-adjunto Paulo Fiamengui. A Caixa Econômica Federal, gestora dos recursos, também fiscaliza com frequência o andamento dos trabalhos.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Baixada Santista confirma sétima morte por dengue

A vítima é uma mulher de 49 anos, que morreu no último dia 3

Santos

Pacientes com câncer estão tendo cirurgias suspensas em Santos

Denúncia foi feita pela vereadora Audrey Kleys (Novo) durante a 22ª Sessão Ordinária da Câmara de Santos nesta terça-feira (23)

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter