X

Santos

Santos contrata laboratório e terá diagnóstico mais rápido para Covid-19

O objetivo é acelerar o diagnóstico, uma vez que o Instituto Adolfo Lutz, laboratório de referência no Estado, está sobrecarregado

Da Reportagem

Publicado em 02/04/2020 às 16:10

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

As análises são feitas a partir de testes moleculares, tecnicamente conhecidos como RT-PCR / Isabela Carrari / Prefeitura Municipal de Santos

A partir desta quarta-feira (1º), os exames de pacientes internados em unidades de saúde municipais em Santos com suspeita de Covid-19 passam a ser analisados em laboratório particular, contratado pela Secretaria de Saúde (SMS). O objetivo é acelerar o diagnóstico, uma vez que o Instituto Adolfo Lutz, laboratório de referência no Estado, está sobrecarregado, o que provoca demora acima de dez dias úteis para retornar os resultados.

O Laboratório Centro de Genomas será o responsável pela análise dos exames nas unidades municipais. A necessidade inicial da SMS é de até 20 mil exames, que serão pagos na medida em que forem realizados, ao custo de R$ 150,00 cada. Estima-se que serão enviados de 50 a 100 diariamente para análise. Os profissionais de saúde que atuam nas unidades municipais também terão direito a realizar o exame no caso de suspeita da Covid-19.

As análises são feitas a partir de testes moleculares, tecnicamente conhecidos como RT-PCR, de alta precisão e confiabilidade – o mesmo realizado pelo Instituto Adolfo Lutz. Os resultados chegarão em, no máximo, 48 horas. O laboratório também será responsável pelo fornecimento dos insumos necessários para a coleta das amostras, além da retirada delas na Seção Centro de Diagnóstico da SMS.

“Entendemos ser de extrema importância termos o quanto antes os resultados das análises laboratoriais para que possamos adotar, o mais breve possível, as medidas de enfrentamento necessárias ao novo coronavírus. Além disso, essa ação também reflete o nosso respeito aos pacientes internados e seus familiares, neste momento tão delicado, ao informar mais rapidamente o diagnóstico”, afirma Fábio Ferraz, secretário de Saúde.

Como é feita a coleta do exame
O exame que detecta a presença do novo coronavírus é feito a partir da amostra de secreções das mucosas nasal e oral, coletada por meio de uma haste de plástico chamada swab. Essa amostra é colocada em um frasco estéril específico, preenchido com soro fisiológico para preservar o material coletado antes de seguir para o laboratório.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Homem é morto em confronto com PMs em Guarujá

Um dos agentes envolvidos alegou que sua câmera corporal estava descarregada no momento dos tiros

Cubatão

Quer casar no Píer? Casamento Comunitário está com inscrições abertas

Segundo organizadores, ainda há vagas para a cerimônia oficial que ocorre no dia 31 de maio

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter