Roda SP oferece 13 roteiros turísticos a partir de hoje na BS

O programa conta com 16 veículos que circulam a partir de hoje pelas cidades da região; o bilhete do passeio turístico custa R$ 10

Comentar
Compartilhar
13 JAN 2017Por Da Reportagem10h00
Os roteiros incluem passeios turísticos por todas as nove cidades da BaixadaFoto: Divulgação

Munícipes e turistas contam com mais um atrativo turístico a partir de hoje na Baixada Santista. Com 13 roteiros por cidades da região, começam a circular nesta sexta-feira (13), às 9 horas, os ônibus do programa Roda SP.

O programa estadual foi lançado oficialmente ontem, na Praça Tom Jobim, no Gonzaguinha, e contou com a presença do vice-­governador Márcio Franca. A cerimônia foi promovida pela Secretaria de ­Turismo do Estado. 

O Roda SP possibilita à população conhecer os principais pontos turísticos das nove cidades da Baixada Santista. 

“A expectativa que temos este ano é de superar a marca de 300 mil visitantes. E, é muito importante dizer, mantendo o valor de R$ 10 do bilhete ao longo de seis anos”, afirmou o vice-governador Márcio França, que já comandou a Secretaria de Turismo do Estado e articulou a vinda do Roda SP para a região. 

Segundo Laércio Benko, secretário estadual de Turismo, o Roda SP fomenta a economia dos municípios participantes. “Márcio França e o governador Geraldo Alckmin souberam enxergar o turismo como forma de geração de renda e emprego. É um acerto, porque o turismo é um dos grandes indutores da economia no século XXI”.

Também participaram da cerimônia de lançamento do Roda SP a deputada estadual Clélia Gomes; o prefeito de Guarujá, Valter Suman; o coronel do Batalhão de São Vicente, Valter Mendes Magalhães Júnior; o comandante do policiamento da Baixada Santista e Vale do Ribeiro, Ricardo Ferreira de Jesus; a vice-prefeita de São Vicente, Professora Lurdinha; o presidente da Câmara Municipal, Wilson Cardoso e demais vereadores; secretário do Turismo, Henrique Marx, e secretários municipais de São Vicente; e os responsáveis pelas secretarias e departamentos de Turismo das Prefeituras de Bertioga, Peruíbe, ­Itanhaém e Santos.

Roteiros

Com 16 veículos este ano (dois double deckers, seis ônibus convencionais e oito micros, os dois últimos com dois assentos exclusivos para cadeirantes), o programa poderá atender cerca de 600 pessoas por dia, nos 13 roteiros oferecidos na região até o dia 5 de março. Os assentos exclusivos devem ser reservados pelo telefone 0300-777 0745.

As saídas de Santos acontecem no Aquário e no Orquidário, e há roteiros para Bertioga; Itanhaém e Peruíbe; e São Vicente, Praia Grande e Cubatão. O retorno será por volta das 18h e passará nos dois pontos de embarque. 

Os roteiros que partem de Bertioga, Guarujá, Itanhaém e Peruíbe têm visitas aos museus Pelé e do Café, Memorial das Conquistas do Santos Futebol Clube e Aquário. 

O programa funcionará normalmente durante o Carnaval , ficando suspenso apenas na Quarta-feira de Cinzas (1º de março).

Público atendido

No ano passado, o programa atendeu 13.297 turistas (média de 500 pessoas/dia), tendo Praia Grande, Santos e São Vicente, pela ordem, como as principais saídas. Desde a primeira edição, em 2011, o programa já atendeu 270 mil pessoas.