Oficinas gastronômicas e degustações, destaques no Festival Santos Café

Este ano, o público poderá saborear cafés especiais, dias 8 e 9, das 11h às 17h, na Casa da Frontaria Azulejada e na Estação do Valongo

Comentar
Compartilhar
01 JUL 2017Por Da Reportagem20h30
Os 50 primeiros visitantes do Museu do Café ganharão uma dose do shake de sorvete de café no dia 7Os 50 primeiros visitantes do Museu do Café ganharão uma dose do shake de sorvete de café no dia 7Foto: Divulgação

A versatilidade do produto pode ser conferida no Festival Santos Café, de 7 a 9 de julho, que ampliou a programação gastronômica, envolvendo até o Bonde Arte.

Este ano, o público poderá saborear cafés especiais, dias 8 e 9, das 11h às 17h, na Casa da Frontaria Azulejada e na Estação do Valongo. Além do Café Caramelo, participarão as marcas Brasil Espresso, Mitsuo Nakao, Store, Utam, Grão Gourmet, Kopi, Gourmet Mazzi, Revo, Santa Monica, Swiss, Zalaz Brasil, Rei do Café e Da Hora Bike, sob curadoria da Revista Espresso e da Café Editora.

Os 50 primeiros visitantes do Museu do Café ganharão uma dose do shake de sorvete de café no dia 7, às 18h30, e 8 e 9, às 10h. Ainda no museu, haverá visita com degustação dias 8 e 9, às 10h30, 12h, 15h e 17h (ingresso a R$ 10,00), e Dica do Barista, às 16h.

Oficinas

Torta mousse de café, a cargo do chef Júnior Monteiro, do Estação Bistrô Restaurante-escola, e filé-mignon suíno com molho de café e salada de batatas com broto de agrião, com a chef Maísa Campos (Maísa Campos Ateliê de Cozinha) são as oficinas de gastronomia marcadas para sábado, às 11h e 15h, respectivamente, no Museu do Café.

No dia seguinte, nos mesmos horários, as chefs Andrea Assorey e Margot Lambert, do Senac, ensinam os segredos do Tiramissú e do Café Turbo, além de ministrar palestra sobre Café no dia a dia, enquanto o chef Eudes Assis (Taioba Gastronomia, São Sebastião) explica o passo-a-passo do nhoque de cará com molho de taioba e tainha defumada. Há 80 vagas, gratuitas, com inscrições no e-mail [email protected]

Bonde Arte

Degustar cervejas artesanais com cafés, com quitutes regionais (pão de bagaço de malte, da padaria artesanal do Fundo Social de Solidariedade, e brigadeiro de café preparado pelas mulheres do Turismo de Base Comunitária do Caruara), é a proposta do Coffee Beer Experience, organizado pela agência Parceiros do Turismo. Serão quatro viagens, às 15h e 16h30 nos dias 8 e 9.

Os convites, a R$ 50, com direito a caneca e monitoria com foco em história da cerveja e do café, estão disponíveis no Museu Pelé Store (Largo Marquês de Monte Alegre, 1), Santos Loja Mestre-Cervejeiro (R. Azevedo Sodré, 22) e Monkeys Beer Pub (R. Guanabara, 298, Praia Grande).

Restaurantes

Dez restaurantes do Centro Histórico estarão abertos para almoço, durante o festival, com sobremesa ou café grátis. Alguns prepararam cardápio especial para os dias 8 e 9. São eles:  Barbosinha, Bodegaia, Casa Valongo, Downtown, Estação Bistrô Restaurante-escola, Hotel Ibis Valongo, Largo do Café, Milani Di Lui, Porto Brasil e Tasca do Porto.