SANTOS

Mãe Santista' distribui kits de maternidade para gestantes atendidas pela rede de saúde

O evento também contou com sorteios de dois enxovais

Da Reportagem

Publicado em 30/09/2022 às 07:00

Atualizado em 30/09/2022 às 10:52

Compartilhe:

Mãe Santista / Divulgação

O programa Mãe Santista realizou, neste mês de setembro, a entrega de 77 kits de maternidade para gestantes que compareceram a pelo menos seis consultas de pré-natal na rede municipal de saúde. De forma simbólica, na tarde desta quinta-feira (29), 17 mulheres receberam a bolsa-maternidade no Fundo Social de Solidariedade de Santos (FSS). O evento também contou com sorteios de dois enxovais.

Os kits para as gestantes continham escova de dente e chinelo. Já o kit para os bebês incluíram cobertor, lençol, roupa de frio, casaquinho, pagão, mijão, cama de banho, babador e sapatinho.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

As entregas são realizadas nas policlínicas e em eventos do FSS para gestantes que estão no terceiro trimestre de gestação e compareceram a pelo menos seis consultas, além de terem realizados dois exames para diagnóstico de sífilis.

O 'Mãe Santista' presta assistência para as gestantes e seus filhos de forma integral, com ações que visam à humanização no atendimento durante a gestação e nos primeiros 24 meses de vida da criança. São realizadas visitas domiciliares pelos agentes comunitários de saúde, oferta de ultrassom morfológico, investigação de óbitos de mulheres em idade fértil, entre outros atendimentos.

Kharynna Hessel Schunck Hemmel, 34 anos, descobriu que estava grávida do terceiro filho, Eduardo, enquanto ainda estava amamentando a filha Helena, de um ano e três meses. A menstruação dela havia voltado e parou de repente. Desconfiada, ela fez o teste que constatou a gravidez. Ela já havia sido atendida pelo Programa durante o pré-natal da segunda filha.

"Não tenho do que reclamar. Os exames foram rápidos, os agentes de saúde foram prestativos e o atendimento na policlínica é eficiente. Minha filha continua fazendo todo o acompanhamento com o dentista e pediatra na policlínica. Ajuda bastante porque é muito prático". 

A presidente do Fundo Social de Solidariedade de Santos, Maria Ignez Barbosa, que está à frente da entrega das bolsas-maternidade desde o início do Programa Mãe Santista, destacou que as mulheres ali presentes são vitoriosas. "Esse programa ajudou a diminuir o índice de mortalidade infantil para abaixo da meta da Organização Mundial de Saúde (10 por mil nascidos vivos). Desejo que vocês aproveitem a estrutura que o Município oferece e não deixem de cuidar de seus filhos".

MÃE SANTISTA

O programa, iniciado em 2013, tem sido importante na diminuição da mortalidade infantil no Município. O secretário de saúde, Adriano Catapreta, destaca os números alcançados na Cidade após o início do projeto.

"Desde a administração passada, começamos a trabalhar com o 'Mãe Santista' que vem sendo fundamental na melhora da qualidade de vida das mães e crianças de Santos. A taxa de mortalidade infantil no primeiro ano do programa era de 12,1 e, até agosto deste ano, chegamos a 7,8 por mil nascidos vivos. É fundamental que todas as gestantes tenham a oportunidade de fazer o pré-natal de forma correta e segura. Isso evita várias complicações como a diabetes, hipertensão e outras doenças mais graves".

 

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Veja quais foram os bairros com mais roubos de celular em Praia Grande; confira

Dados foram coletados pela Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo

Cotidiano

Free Flow registra mil motoristas irregulares por dia; sistema atende Litoral de SP

Pesquisa foi feita em uma região que já opera com o novo modelo de pedágio

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter