X

Santos

Macuco terá nebulização contra o Aedes na segunda-feira

Neste sábado (20), os moradores serão orientados sobre a nebulização pela equipe de Informação, Educação e Comunicação (IEC)

Da Reportagem

Publicado em 20/02/2021 às 12:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Para a nebulização da área, os agentes da secretaria orientam os moradores para saírem de suas residências por 30 minutos, desde a aplicação do inseticida / ISABELA CARRARI/PMS

Em razão da confirmação de dois casos de chikungunya no Macuco, cerca de 500 imóveis do bairro receberão, na próxima segunda-feira (22), a partir das 9h, aplicação de inseticida para combater o mosquito Aedes aegypti. Os imóveis ficam no entorno das residências de duas pessoas que testaram positivo para a doença transmitida pelo Aedes, o mesmo da dengue, zika e febre amarela urbana. Em caso de mau tempo, a ação será transferida para outra data.

Neste sábado (20), os moradores serão orientados sobre a nebulização pela equipe de Informação, Educação e Comunicação (IEC), da Secretaria Municipal de Saúde. A aplicação do inseticida será feita em 13 quadras, no trecho compreendido pela Travessa Particular Rinaldi, Rua Bezerra de Menezes, Rua Irmão Gondulpho, Rua Japão e Avenida Almirante Cóchrane.

Para a nebulização da área, os agentes da secretaria orientam os moradores para saírem de suas residências por 30 minutos, desde a aplicação do inseticida. Outros cuidados a serem tomados são: deixar portas e janelas abertas, guardar em local fechado ou manter coberto alimentos, água e utensílios domésticos, e retirar roupas do varal. Bebedouros de animais, gaiolas de passarinhos e aquários têm de estar cobertos ou guardados em locais fechados.

Santos registrou 13 casos de chikungunya, outros 11 de dengue este ano - e nenhum de zika. O último registro de febre amarela urbana data da década de 1940. 

Os registros de chikungunya foram no Centro (três casos), Macuco (dois), Aparecida (dois), Rádio Clube (dois) e um no Morro da Penha, Paquetá, Embaré e Ponta da Praia. Quanto à dengue, foram três casos registrados no Rádio Clube e um em cada um dos seguintes bairros: Ponta da Praia, Caneleira, Vila Belmiro, Alemoa, Morro São Bento, São Manoel, Boqueirão e José Menino.


ALERTA

"A parceria entre o Poder Público e a população se faz necessária para amenizar um problema de saúde pública grave no País", destaca a chefe do Departamento de Vigilância em Saúde, Ana Paula Valeiras. "A chikungunya é uma doença altamente debilitante. A proliferação do Aedes só será minimizada com a consciência de manter quintais, terrenos baldios e outros espaços limpos e conservados".

A chefe da Seção de Controle de Vetores da Secretaria de Saúde, Letícia Schleder, faz um alerta. "A nebulização é importante porque mata o mosquito adulto. Mas os moradores têm de estar atentos para possíveis criadouros das larvas do Aedes e, quando encontrá-los, eliminar estes pontos com produtos alternativos como sal grosso ou cloro".

 

BLOQUEIOS
A seção já realizou bloqueios do controle de criadouros (vistoria em áreas como ralos e vasos de plantas com pratos, por exemplo) no Centro, Rádio Clube, no Estuário (11 quadras) e na Ponta da Praia (16 quadras).

Estuário e Ponta da Praia também foram alvos de nebulização (aplicação do inseticida com máquina costal). Segundo a chefe técnica da seção, Ana Paula Favoreto, outra ação está sendo estudada para o Rádio Clube. Além destas ações, sete mutirões foram realizados este ano - seis em bairros da Orla e um no Macuco, que resultaram na eliminação de 759 criadouros do Aedes.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Homem é morto em confronto com PMs em Guarujá

Um dos agentes envolvidos alegou que sua câmera corporal estava descarregada no momento dos tiros

Cubatão

Quer casar no Píer? Casamento Comunitário está com inscrições abertas

Segundo organizadores, ainda há vagas para a cerimônia oficial que ocorre no dia 31 de maio

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter