Santos

Iniciativa privada custeará projetos de reurbanização de palafitas e obras no Centro Histórico

A Santos Brasil ficará responsável pela restauração do Pantheon dos Andradas, no Centro Histórico de Santos, incluindo a aquisição da escultura em bronze do Patriarca José Bonifácio, em tamanho real, que será instalada no local

Da Reportagem

Publicado em 06/06/2022 às 10:02

Comentar:

Compartilhe:

Iniciativa privada custeará projetos de reurbanização de palafitas e obras no Centro Histórico / Foto: Prefeitura de Santos

O projeto Parque Palafitas, que pretende transformar o Dique da Vila Gilda (Zona Noroeste), com reorganização e criação de novas moradias, e a revitalização do Centro Histórico de Santos ganharão importantes investimentos da iniciativa privada, após acordo firmado, na tarde desta sexta-feira (3), entre a Prefeitura e as empresas portuárias Santos Brasil e Bandeirantes Deicmar.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Elas serão responsáveis pelo custeio dos projetos arquitetônico e de engenharia da primeira fase do Parque Palafitas, além da restauração do Pantheon dos Andradas, a construção de um espaço cultural e de educação ambiental, entre outras melhorias na região central da Cidade.

As medidas correspondem a contrapartidas pelo funcionamento de dois Centros Logísticos e Industriais Aduaneiros (Clias) da Santos Brasil e Bandeirantes Deicmar, nos bairros Alemoa e Chico de Paula, respectivamente. Ambos ficam localizados na região conhecida como Marginal Sul da Anchieta.

"A partir dessas medidas compensatórias, poderemos executar, de maneira rápida, até 7 de setembro, algumas obras importantes e de homenagens ao bicentenário, já que a Independência começa com nosso Patriarca José Bonifácio, brasileiro, cientista, ambientalista e um exemplo para todos os brasileiros e orgulho para todos nós santistas", destaca o prefeito Rogério Santos.

O QUE SERÁ FEITO

A Santos Brasil ficará responsável pela restauração do Pantheon dos Andradas, no Centro Histórico de Santos, incluindo a aquisição da escultura em bronze do Patriarca José Bonifácio, em tamanho real, que será instalada no local.

"A praça (Barão do Rio Branco) se integrará ao Pantheon com novo formato e novas atrações. A estátua de José Bonifácio será instagramável, o que vai atrair ainda mais os turistas", destaca o prefeito.

Também caberá à empresa o apoio a outras obras na região, como a construção de novo sanitário público na Praça Mauá. Por fim, realizará o investimento para a contratação de projetos de engenharia para o Parque Palafitas.

Já a Bandeirantes Deicmar construirá o espaço cultural e de educação ambiental no Centro Histórico, onde hoje se localizam os banheiros públicos da Praça Mauá. Ela também arcará com os projetos de arquitetura para o Parque Palafitas. 

"Serão feitos novos banheiros na Rua General Câmara, na esquina com a Praça Mauá e o local onde hoje estão os banheiros se transformará em um espaço cultural e de educação ambiental. A ideia é aproximar ainda mais a Cidade das questões do mar e da cultura oceânica, já difundida na rede municipal de ensino, e José Bonifácio faz esse link muito bem", diz o secretário de Desenvolvimento Urbano, Glaucus Farinello.

O diretor-presidente da Santos Brasil, Antonio Carlos Sepúlveda, falou sobre a importância da participação da empresa nos projetos da Cidade. "Ficamos muito felizes por participar de projetos como os do Parque das Palafitas, que prevê a melhoria das condições de vida de centenas de famílias da comunidade do Dique da Vila Gilda, e o da restauração do Pantheon dos Andradas, que mantém viva não apenas a memória do santista José Bonifácio, considerado o Patriarca da Independência, mas também a história de nosso País. São iniciativas que vêm ao encontro do que defendemos como empresa signatária do Pacto Global da ONU e que apoia ações que visam a promoção da cidadania, do desenvolvimento local, da preservação da cultura e ampliação das oportunidades de acesso à educação". 

O presidente da Bandeirantes Deicmar, Washington Flores, ressaltou o compromisso social da empresa com o Município. "É um prazer celebrar o Bicentenário da Independência e homenagear José Bonifácio, um grande herói nacional. Além disso, o prefeito nos apresentou o projeto das palafitas como uma solução para dar dignidade às pessoas. Temos muitos vizinhos à nossa unidade operacional que vivem em palafitas e vemos as dificuldades deles. Então,  gostaríamos muito de participar dessa mudança de vida".

PARQUE PALAFITAS

O Parque Palafitas (https://www.santos.sp.gov.br/?q=noticia/projeto-pretende-transformar-dique-na-zona-noroeste-de-santos-com-habitacoes-sustentaveis) é um plano de urbanização do Dique da Vila Gilda, com a construção de moradias com toda a infraestrutura, saneamento e segurança necessários. O projeto inovador tem um novo olhar para as comunidades que vivem em situação de palafitas, buscando uma solução social, sustentável e técnica para garantir moradias dignas para as pessoas.

O projeto também prevê área para lazer, para o comércio, equipamentos públicos, parques e áreas para regeneração do mangue e é complementar aos demais projetos habitacionais em andamento na Zona Noroeste.

"Será um dos maiores projetos inovadores que teremos no Brasil. Ele foi levado agora em um evento internacional da Unesco, em Paris, onde Santos foi chamada para apresentá-lo como uma solução sustentável, com visão social, econômica e ambiental inovadora para nosso País. Uma solução que, inclusive, já é usada em outros lugares do mundo como hotéis e moradias. Mas será inovador no Brasil", finaliza o prefeito.

 

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Sua grande chance! Rumo Logística abre processo seletivo; veja

Empresa é uma das líderes do segmento e oferece vagas em todos os níveis de escolaridades

Diário Mais

Conflito na Europa acabará com parcela da humanidade em 2025, diz Baba Vanga

Vidente, que morreu em 1996, é conhecida por muitas previsões assertivas

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter