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Futuro túnel entre Santos e Guarujá pode ter tarifa social

A informação foi dada pelo deputado federal Paulo Alexandre Barbosa (PSDB), durante o lançamento oficial da Frente Parlamentar Mista da Ligação Seca Santos-Guarujá

Carlos Ratton

Publicado em 18/08/2023 às 12:20

Atualizado em 18/08/2023 às 12:27

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Lançamento aconteceu no Casa Grande Hotel Resort & Spa, na Enseada, em Guarujá / Nair Bueno/DL

O futuro túnel submerso que ligará a margem direita à esquerda do Porto de Santos deverá ter tarifa social, subsidiada pelo poder público. A informação foi dada na manhã desta sexta-feira (18) pelo deputado federal Paulo Alexandre Barbosa (PSDB), durante o lançamento oficial da Frente Parlamentar Mista da Ligação Seca Santos-Guarujá (FPLS), no Casa Grande Hotel Resort & Spa, na Enseada, em Guarujá, para um público de cerca de 500 pessoas e autoridades presentes.

“Os próximos passos é discutir, dentro da Parceria Público-Privada (PPP), qual a tarifa que será cobrada. Tem que ser social, não podemos pensar em se pagar acima do que se paga hoje nas travessias das balsas. Teremos que ter aportes públicos para se pagar uma tarifa menor”, afirmou Barbosa.

O deputado disse ainda que a FPLS também se debruçará sobre a metodologia construtiva do túnel para não atrapalhar as operações no maior porto da América Latina. “O túnel será construído a 21 metros de profundidade. Temos que fazer reuniões técnicas, junto com o Instituto Brasileiro de Infraestrutura, que está sendo criado com apoio de empresas e profissionais capacitados, para que possamos contribuir com os governos estadual e federal, entregando esta obra”.

O prefeito de Santos, Rogério Santos (PSDB), também é a favor da tarifa social. “Brigamos por maiores investimentos do poder público para que a conta da futura PPP seja menor possível para o cidadão. Não havendo possibilidade, vamos brigar para que a tarifa tenha subsídio público”, afirma.

O prefeito de Guarujá, Valter Suman (PSDB), disse que primeiro precisa ser feita uma audiência pública para discutir a questão: “precisamos que o projeto saia do papel. Mas é obvio que é importante que atenda a expectativa e o bolso do trabalhador. Mas, numa concessão, não dá para se pensar em prejuízo para a empresa que obteve a concessão. Mas a tarifa tem que ser a mínima possível”.

A FPLS visa colaborar para que o projeto – que é esperado há décadas - saia do papel. O vice-presidente, Geraldo Alckmin, o governador do Estado, Tarcísio de Freitas, o ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França eram esperados, não compareceram, mas mandaram representantes.

O lançamento da FPLS tem o objetivo de acelerar as tratativas do projeto do túnel, beneficiando milhares de moradores e turistas, além de contribuir para o crescimento da economia da região, já que o projeto ligará as duas margens do Porto de Santos, o maior da América Latina, e facilitará o traslado turístico.

A frente parlamentar foi o primeiro projeto apresentado por Barbosa como deputado federal, e passou pela Mesa Diretora no dia 2 de março, quando obteve 199 assinaturas. Paulo Alexandre conseguiu unir senadores e deputados de diferentes partidos na busca desta melhoria para a região e para o Porto de Santos, discutida há quase um século.

Mesmo antes do lançamento da FPLS, o parlamentar tem trabalhado para que o empreendimento esteja incluído no novo Programa de Aceleração e Crescimento (PAC) do Governo Federal e seja realizado por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP). A obra está cotada em R$ 5,8 bilhões e deve ser licitada no próximo ano, com previsão de entrega para 2028. O túnel terá 860 metros de extensão.

“O Governo Federal já anunciou que o projeto é prioritário. A Autoridade Portuária de Santos (APS) já tem reservado R$ 3 bilhões. O Governo do Estado já sinalizou que vai colocar dinheiro na obra e a iniciativa privada do exterior também está interessada em destinar recursos. Temos projetos básico e executivo aprovados, licenças ambientais conquistadas. Vamos apenas atualizar o projeto e seguir em frente”.

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