Cotidiano

Exposição 'Um Passeio Aquarelado' segue na AEAS até o fim do mês

Obras fazem parte da V Jornada do Patrimônio Histórico de Santos

Da Reportagem

Publicado em 18/10/2022 às 14:00

Atualizado em 18/10/2022 às 14:04

Compartilhe:

A Associação de Engenheiros e Arquitetos de Santos está localizada na Rua Arthur Porchat de Assis, 47, Boqueirão / Divulgação

Imagina participar de uma exposição por meio de um passeio aquarelado imersivo, permeando cenários do cotidiano do Centro Histórico de Santos, a partir de obras repletas de detalhes e narrativas históricas por trás de cada uma?

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Essa é a proposta da arquiteta e artista plástica Letícia Passarelli, que até o final do mês de outubro (31), expõe seu "Passeio Aquarelado" de maneira gratuita na Associação de Engenheiros e Arquitetos de Santos (AEAS), de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h.

Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela FAUS (2020), a arquiteta decidiu unir suas paixões: arquitetura, arte, história e cultura. Para todas as suas obras a artista visitou os locais, capturou os momentos por meio de fotografias que utilizou como referência para executá-los a partir da técnica de aquarela sobre papel apresentada em diferentes dimensões.

"Recebi o convite da Jaqueline Fernández Alves para expor meu trabalho como parte da programação da V Jornada do Patrimônio Histórico de Santos. Então, como eu tinha esse acervo de obras que vieram como frutos de projetos que fiz, ela achou que seria interessante e bem relacionado com a temática do evento: o patrimônio santista", explica Letícia.

Na exposição podem ser encontrados cenários do Centro Histórico de Santos, obras as quais fizeram parte do projeto “Postais Culturais” contemplado em primeiro lugar pelo Programa de Ação Cultural do Governo do Estado de São Paulo (2019), e uma obras retratando ícones e arquiteturas que fizeram parte do calendário em comemoração ao bicentenário da independência, realizado em parceria com a Fundação Arquivo e Memória de Santos (2021, lançado em 2022).

"Foi uma sensação interessante pelo local onde se encontra. Sempre fiz exposições em espaços culturais, aberto ao público em geral, mas nessa situação acaba sendo um público mais específico, de arquitetos e engenheiros, que costumam ter uma vivência cotidiana com o patrimônio de maneira técnica e social. Então gerou perspectivas e debates de ordem técnica e foi bem importante para mim como cidadã e arquiteta, pois, pude conversar com as pessoas que vivenciam a cidade e suas percepções. E na AEAS, pude observar as percepções técnicas relacionadas ao patrimônio, vendo como essas observações se cruzam", afirma.

A artista também está comercializando as obras originais que estão expostas, sendo muito grata ao convite e espaço cedido pela AEAS. "Foi uma sensação ótima e gratificante, por todo o reconhecimento, abertura do espaço para que eu pudesse mostrar meu trabalho. Agradeço ao convite da Jaqueline e ao AEAS por permitir que a exposição se prolongasse".

A Associação de Engenheiros e Arquitetos de Santos está localizada na Rua Arthur Porchat de Assis, 47, Boqueirão. Mais informações pelo telefone (13) 3288-1110.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Premiações da Mega-Sena saem para Mongaguá e Praia Grande; veja quanto e lotéricas

Sorteio foi realizado pela Caixa Econômica Federal na noite do último sábado (20)

Cotidiano

Com salários de até R$ 32 mil e vagas no Litoral, concursos públicos abrem inscrições

Os principais concursos públicos e processos seletivos abriram vagas de emprego que abrangem todos os níveis de escolaridade

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter