18 de Setembro de 2024 • 22:54
PRÉ-CONFERÊNCIA DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE MORRO SÃO BENTO / Fotos: Carlos Nogueira
Com a participação da sociedade civil, incluindo assistentes sociais, conselheiros tutelares, pais, educadores e principalmente crianças e adolescentes, começaram pela região dos Morros, na tarde desta segunda-feira (17), as discussões das pré-conferências da 12ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.
A primeira reunião foi realizada no Centro da Juventude dos Morros (Avenida Nossa Senhora Assunção, 156, Morro São Bento) com o tema central ligado aos direitos humanos de crianças e adolescentes em tempos de pandemia de covid-19.
Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.
Os debates abordaram violações, vulnerabilidades, além de ações necessárias para reparação e garantia de políticas de proteção integral, com respeito à diversidade.
De acordo com a chefe do departamento de articulação da Secretaria da Mulher, Cidadania e Direitos Humanos (Semulher), Alessandra Franco, este é o ponto alto da participação social dos munícipes nas políticas públicas voltadas para as crianças e os adolescentes.
"Vamos percorrer a Cidade para ouvir os munícipes, como eles pensam as políticas públicas para este segmento e com as próprias crianças e os adolescentes tendo voz. Para que a gente possa implementar uma medidas que garantam a participação social de todos, o entendimento dos efeitos do que tem sido feito e como a gente pode melhorar".
VOZ PARA TODOS
É justamente essa participação dos jovens e crianças o mais importante desses encontros, de acordo com a conselheira tutelar do Centro, Luana Carolina De Maria, presente na pré-conferência desta segunda-feira. "As crianças e os adolescentes precisam ser ouvidos para sabermos quais são verdadeiramente as necessidades deles, não apenas o que a gente acha que são, mas o que realmente pensam, o que gostariam e qual a visão deles".
Um exemplo disso é Bianca Marques, 10 anos, que estava animada por participar do encontro. Segundo ela, seria uma grande oportunidade para sugerir melhorias no local onde mora, o Morro Santa Maria. "Vou sugerir a construção de lugares para brincar, para ter um parquinho na praça do Morro, com brinquedo e várias coisas para nós brincarmos".
Já o estudante Igor Cléber Rodrigues Gomes, 17, se preocupa com o futuro dele e dos amigos. Explica que neste momento procura oportunidades de emprego e de estudo profissionalizante. "Precisamos de mais vagas de emprego para os jovens, queremos ter a possibilidade de estudar e realizar os nossos sonhos. Sou morador da Vila Progresso e quero vencer na vida. Pretendo trabalhar com algo que eu possa ajudar as pessoas, ser médico, veterinário".
DISCUSSÕES CONTINUAM
A próxima região a receber uma pré-conferência será a Zona Leste, nesta terça-feira (18) das 13h às 17h, na UME Florestan Fernandes (Rua Oswaldo Cochrane, 91, Embaré). As cinco regiões da Cidade serão percorridas para que todos possam contribuir com sugestões e apontamentos. Nos encontros serão eleitos delegados, que contribuirão na tabulação das informações.
Todo esse material servirá como base para Conferência Municipal, que ocorrerá dia 11 de novembro. Ao final, o conteúdo apurado será encaminhado aos conselhos Estadual (Condeca) e Nacional (Conanda) dos Direitos da Criança e do Adolescente, sempre com o mesmo objetivo subsidiar o poder público de informações e sugestões para atender ao segmento.
PROGRAMAÇÃO
18/10 - Zona Leste - 13h às 17h
Local: UME Florestan Fernandes - Rua Oswaldo Cochrane, 91 - Embaré
19/10 - Zona Noroeste - 13h às 17h
Local: Ceconv da Caneleira - Rua Gilberto Franco Silva, 317
20/10 - Centro - 13h30 às 17h
Local: UME Colégio Santista - Rua Sete de Setembro, 34 - Vila Nova
21/10 - Área Continental - 13h30 às 17h
Local: UME Judoca Ricardo Sampaio - Av. Xavante, 70 – Caruara
11/11 – 12ª Conferência Municipal - 9h às 17h
Local: Auditório - Universidade São Judas – Campus Unimonte - Rua Comendador Martins, 52 - Vila Mathias
Diário Mais
As partículas e fibras deste material aumentam os riscos de morte por AVC e infarto
Cotidiano
Oportunidades de emprego atendem profissionais com ou sem experiência e para toda as regiões do Brasil