A ocorrência levou até mesmo à criação de um requerimento de autoria do vereador Ademir Pestana (PSDB). / NAIR BUENO/DIÁRIO DO LITORAL
Continua depois da publicidade
O estacionamento do novo Mercado de Peixes em Santos tem gerado mal-estar entre os clientes do recém-inaugurado equipamento da Ponta da Praia. Diversos frequentadores têm apontado que o local está sempre lotado de carros, enquanto o comércio se encontra vazio. Ou seja, eles apontam que a falta de controle no acesso leva qualquer pessoa a deixar o veículo na área, e não é destinado exclusivamente aos clientes.
A ocorrência levou até mesmo à criação de um requerimento de autoria do vereador Ademir Pestana (PSDB) direcionado ao Executivo. O texto foi apresentado durante a 45ª sessão ordinária, que foi realizada na última terça-feira (29).
Continua depois da publicidade
Em seu texto, o parlamentar afirma que a inauguração do novo Mercado de Peixes fez com que o local ficasse lotado devido à curiosidade dos usuários em conhecer o novo local. O problema, de acordo com ele, é que o estacionamento continua lotado, independente do horário, mesmo não havendo clientes nos boxes.
O edil ainda inseriu em seu requerimento trechos de falas de moradores de Santos que levaram seu gabinete a redigir o documento enviado ao prefeito Paulo Alexandre Barbosa.
Continua depois da publicidade
Durante uma visita ao Mercado de Peixes na última quarta-feira (22), a Reportagem verificou que, de fato, o estacionamento estava lotado enquanto, em seu interior, pelo menos mais da metade dos boxes não estava fazendo atendimento de nenhum cliente no mesmo período.
Simultaneamente a isso, nenhum profissional fazia o controle da entrada de carros ou motos no estacionamento, apenas acompanhavam a chegada dos clientes no imóvel a pé, independente se eles entravam no equipamento após deixar o carro ao lado do Mercado de Peixes, ou não, devido à pandemia do novo coronavírus.
Ao final de seu requerimento, o vereador ainda questiona a administração Paulo Alexandre Barbosa como está sendo feito o controle de acesso ao estacionamento e se existe alguma rotatividade das vagas com controle de tempo ou sobre a existência de alguma licitação em andamento para concessão do estacionamento rotativo pago que englobe o estacionamento tanto do Centro de Convenções, que ainda se encontra em obras, quanto do Mercado de Peixes.
Continua depois da publicidade
O Diário do Litoral entrou em contato com a Prefeitura de Santos e questionou se o problema relatado pelo vereador e por moradores da cidade realmente procede. Apesar disso, a secretaria de comunicação de Santos entrou em contato com a secretaria de finanças, que enviou uma nota afirmando que a instituição está estudando, em conjunto com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) de Santos, medidas para controlar e melhorar o fluxo e veículos no estacionamento do Novo Mercado de Peixes, na Ponta da Praia.
Segundo o informativo enviado à redação, o objetivo é garantir a rotatividade e a comodidade a todos usuários, inclusive o fluxo do trânsito no local com nova sinalização. Com isso, a Prefeitura deverá assegurar o uso do local apenas para os consumidores e visitantes do novo Mercado de Peixes, localizado na Avenida Mário Covas, 3050, entre a Rua Dona Amélia Leuchtemberg e a Rua Vereador Henrique Soler.