X

SANTOS

Espaços culturais de Santos têm programação dedicada às mulheres

A pluralidade feminina ganha exibição de fotos e projeção nas salas públicas de cinema neste mês de março

Da Reportagem

Publicado em 03/03/2023 às 19:50

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Santos terá espaços dedicados ao Dia Internacional da Mulher / Divulgação

Para celebrar o Dia Internacional da Mulher, a pluralidade feminina ganha exibição de fotos e projeção nas salas públicas de cinema neste mês de março. A programação tem início na segunda-feira (6), quando a mostra 'Africanitude 013', da fotógrafa Dayse Pacífico, abre exposição no saguão do Paço Municipal (Praça Mauá, Centro Histórico). A exposição segue até o dia 17 de março e recebe visitas de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Já na sexta-feira (10), às 19h30, o Museu da Imagem e do Som de Santos - Miss (Av. Pinheiro Machado, 48, Vila Mathias) recebe a roda de conversa 'Histórias pela ótica artística feminina e o poder transformador da representatividade dentro e fora das telas'. A noite ainda terá exibição de dois curtas dirigidos por cineastas santistas: 'Se Trans For Mar', de Cibele Appes, e 'Lee', de Fabiana Conway. Após a exibição, ocorre um bate-papo com Fabiana Conway e as atrizes Thays Villar e Priscila Ribeiro, sob mediação da cineasta Iasmin Alvarez.

Africanitude 013

Com a ideia de homenagear o Dia da Consciência Negra nas redes sociais e em seu site, a fotógrafa Dayse Pacífico clicou mulheres com o propósito de registrar suas diferentes histórias, idades e belezas. 

A artista conta que o projeto nasceu sem grandes pretensões, poucos recursos e próprios, mas que envolveu o apoio de outros profissionais pretos, com a adição direta na equipe de Thamyris Silva - (maquiagem social e artística) e Marysol Santos (produção e direção artística), resultando num processo de conexão com a arte e cultura negra e um portfólio surpreendente.  

A partir daí, enaltecer a cor, a pele, e as tradições negras, lembrando as pessoas da sua importância histórica, potência e direitos, passaram a ser a missão do Projeto Africanitude 013, que este ano chega à terceira edição, com o sonho de ser muito mais que um projeto fotográfico, mas algo que mude vidas. A exposição já ganhou os espaços públicos, quando foi exibida no Museu da Imagem e do Som de Santos, durante a 1ª edição do Santos Arte Preta.

 

Histórias pela ótica artística feminina

Contemplado no 1º Concurso de Projetos Culturais de Curtas-Metragens de Santos, 'Se Trans For Mar', de Cibele Appes, tem inspiração no mar. Lá, Iara derrama o passado e os pensamentos que insistem em assombrá-la. Quando uma paixão balança sua vida, ela descobre que o amor romântico também pode ser um lugar possível para ela.

Com direção de Fabiana Conway, 'Lee', filme premiado pelo Programa de Ação Cultural – Proac do Estado de São Paulo, começa quando 'Aiva', um microplaneta que quer dominar a Terra, envia por engano um recruta que estava na lista de indivíduos não-aptos. 

Cine Arte 

Ainda este mês, as sessões do Cine Arte Posto 4 (orla do Gonzaga, próximo ao canal 3) também serão dedicadas a elas. A agenda teve início com 'Meu Primeiro Verão', dirigido por Katie Found, que segue em cartaz até a quarta-feira (8). De 9 a 15, o espaço exibe 'Paixões Recorrentes', longa nacional dirigido por Ana Carolina.

Dirigido por Laís Chaffe, o documentário 'Mesmo que tudo dê errado, já deu tudo certo', da escritora santista Maria Valéria Rezende, vencedora do Prêmio Jabuti de Romance Literário, ganha a tela do Cine Arte entre os dias 16 e 22 deste mês. O drama francês 'Uma Mulher do Mundo', de Cécile Ducrocq, terá sessões de 23 a 29. 

No dia 26, com sessões às 16h, 18h30 e 21h, o Cine Arte abre espaço para as produções locais do projeto 'Hoje é Dia de Curta - Especial Mulher', com exibição dos curtas-metragens dirigidos por diretoras da Baixada: 'Sob(re) a Pele' (Ana Carolina Gomes e Beatriz Nunes); 'Paranoias de um Carente Online' (Letícia Paulino); 'Fantasmas' (Helena Plácido); 'Lee' (Fabiana Conway) e 'Por Trás do Congá' (Lara Freire). 

Confira aqui (https://www.santos.sp.gov.br/?q=hotsite/mes-da-mulher-2023) a programação completa da Prefeitura para o Mês da Mulher.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

Mau presságio? Branqueamento de corais pode ser sinal da morte dos oceanos; entenda

Estruturas são a base do Oceano

Nacional

Não perca as contas: você sabe quantas vezes o cantor Fábio Jr. se casou?

A lista é bem extensa e pode confundir os fãs

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter