X

Santos

Escola Municipal Dino Bueno, em Santos, ganhará nova sede e oferecerá educação integral

Imóvel da Estadual Cleóbulo Amazonas será totalmente reformado para abrigar uma nova unidade

Da Reportagem

Publicado em 01/02/2023 às 08:29

Atualizado em 01/02/2023 às 08:36

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A escola deixará o atual endereço, na Rua Cunha Moreira, e irá ocupar o edifício onde funcionava a Escola Estadual Cleóbulo Amazonas Duarte / Reprodução/PMS

A UME Dino Bueno, na Encruzilhada, em Santos, ganhará uma nova sede, em um espaço totalmente reformado. A escola deixará o atual endereço, na Rua Cunha Moreira, e irá ocupar o edifício onde funcionava a Escola Estadual Cleóbulo Amazonas Duarte (Rua Guedes Coelho, 107/109), no mesmo bairro.  Dessa forma, a Dino Bueno, que atende atualmente 376 alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, passará a adotar o sistema de educação integral. 

"É prioridade ampliar o ensino em tempo integral na rede municipal de Santos. Já temos uma média muito boa, de 60% dos alunos estudando nesse sistema, mas meu compromisso é que cheguemos a 75%. Nosso número é bastante superior à média nacional, de 30%. Com ações como esta, também garantimos segurança e conforto aos alunos e servidores", destaca o prefeito Rogério Santos.

ADEQUAÇÃO

A reforma do prédio da Cleóbulo busca adequar o edifício às exigências atuais das legislações vigentes como acessibilidade, sistema de combate a incêndio, para-raios, sistemas de informatização e climatização. Espaços de atividades como salas de aula, salas de artes, auditório, biblioteca, quadra de esportes e playground vão ganhar novo dimensionamento e estrutura.

Para contratar a empresa que fará a reforma geral e recuperação da escola Cleóbulo, incluindo material, equipamentos e mão de obra, o Município abriu um edital de licitação, publicado no Diário Oficial desta terça-feira (31/1). A abertura dos primeiros envelopes está marcada para 6 de março.

CESSÃO DO PRÉDIO ESTADUAL

A Cleóbulo Amazonas Duarte, fundada em 1979 como escola estadual de 1º grau, no Conjunto Habitacional Ana Costa, foi desativada pelo Governo do Estado em 2018, quando dividia o espaço com a Diretoria Regional de Ensino (DRE), órgão ligado à Secretaria Estadual da Educação.

A cessão do Cleóbulo para o Município foi viabilizada após tratativa com o Governo do Estado para a Diretoria Regional de Ensino ocupar um novo prédio, no Centro Histórico de Santos, parte do planejamento de desenvolvimento da região. Atualmente, a DRE ocupa imóvel na Avenida Senador Feijó, 54, esquina com a Rua General Câmara.

REFORMA DE 4,2 MIL M²

A obra na escola será feita sob a supervisão da Secretaria de Infraestrutura e Edificações (Siedi). Abrange área de 4.238,96m² e deverá ficar pronta em 15 meses, a partir da emissão da ordem de serviço. O valor estimado da reforma é de R$ 7.112.954,29, recursos do Município, por meio da Secretaria de Educação.

Os serviços incluem a reforma da cobertura do edifício, da quadra de esportes e a implantação de uma horta. Uma nova cozinha será construída, assim como um playground e um auditório. A escola receberá pintura completa, todas as esquadrias serão substituídas e os banheiros passarão por reforma completa.

A escola terá 16 salas de aula e seis salas pedagógicas: estudioteca, biblioteca, sala de artes cênicas, ateliê de artes, sala de dança e para atendimento educacional especializado (AEE).

Serão feitas adequações de acessibilidade (corrimão, instalação de plataforma elevatória, rampas, sinalização tátil, sanitários PCD) e instalação de sinalização e comunicação visual.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

Mau presságio? Branqueamento de corais pode ser sinal da morte dos oceanos; entenda

Estruturas são a base do Oceano

Nacional

Não perca as contas: você sabe quantas vezes o cantor Fábio Jr. se casou?

A lista é bem extensa e pode confundir os fãs

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter