X

Santos

Empresários de Santos aderem ao Movimento Meia Porta nas redes sociais

Novas medidas determinam que estabelecimentos fechem às 20h

Natalia Cuqui

Publicado em 22/01/2021 às 14:09

Atualizado em 22/01/2021 às 15:18

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Movimento foi aderido por mais de 100 estabelecimentos / Reprodução/Instagram

Na última segunda-feira (18), um novo decreto foi anunciado pelo prefeito Rogério Santos (PSDB). Nele, novas medidas determinam que os restaurantes devem permanecer abertos até às 22h apenas, com venda de bebidas alcoólicas até às 20h. No caso dos bares, o fechamento deve ser às 20h. Em coletiva, ele afirmou que “com o agravamento da pandemia, com o comportamento das pessoas se aglomerando nas ruas, bares, foi tomada essa medida que segue o Plano São Paulo". 

Ainda hoje, foi declarado pelo governador João Doria que a Baixada Santista volta para a fase laranja, entrando na vermelha a partir das 20h já na próxima segunda-feira (25).

Teoricamente, a medida deveria brecar o crescimento do número de casos de coronavírus em Santos. Além dos bares e restaurantes, outros comércios também tiveram seus horários de funcionamento reduzidos. 

Com isso, diversos estabelecimentos santistas se reuniram nas redes sociais para aderir a um movimento: o “Meia Porta”. Nele, donos dos empreendimentos fazem um apelo, já que a categoria não recebeu auxílio e nem redução de impostos.

Rafael Facincani Machado, proprietário do Rota Santista há 7 anos e do Dags há apenas 1, contou que esse movimento surgiu entre 30 empresários, preocupados com essa mudança de bandeira. 

“Na mudança anterior de bandeira, já estávamos todos muito comprometidos financeiramente, com expectativa de ter que trabalhar 3 ou 4 anos apenas para pagar dívidas geradas durante a pandemia”, contou. 

O grupo que aderiu ao movimento já chega a cerca de 100 estabelecimentos. E boa parte da população também tem demonstrado apoio nas redes sociais. Na visão de Rafael, essa medida atual pode até mesmo piorar o cenário pandêmico que vemos hoje: “ao reduzir horários as pessoas se encontram na praia, ruas, postos e lugares sem a mesma estrutura, ou até mesmo ilegais, onde as medidas de combate ao coronavírus não existem. No nosso entendimento, a redução de horários de funcionamento gera mais aglomeração”, explica. 

Essa não é a primeira vez que os empresários se reúnem virtualmente para pedir soluções. Há alguns meses, outro “movimento meia porta” circulou pelas redes. “O primeiro movimento foi muito positivo e conseguimos algumas alternativas para ter horários maiores para trabalhar, seguir lutando para sobreviver”, afirma Rafael. 

De acordo com o empresário, as duas casas que ele mantém seguem todos os protocolos exigidos, o que inclui aferição de temperatura, distanciamento de mesas e redução da capacidade máxima. Há álcool em gel e os clientes não podem sair das mesas sem uso de máscara. Os funcionários também estão protegidos: "Todos eles usam escudos faciais, máscaras e equipamentos de proteção. Ao menor dos sintomas, já são afastados por precaução”, contou. 

“Toda a categoria acredita na redução de capacidade de lotação dos estabelecimentos, tal qual distanciamentos e medidas de segurança. Sabemos do nosso papel importante contra a covid, e fazemos com responsabilidade e certeza de que estamos contribuindo com a situação atual”, finalizou Rafael.
 

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Homem é morto em confronto com PMs em Guarujá

Um dos agentes envolvidos alegou que sua câmera corporal estava descarregada no momento dos tiros

Cubatão

Quer casar no Píer? Casamento Comunitário está com inscrições abertas

Segundo organizadores, ainda há vagas para a cerimônia oficial que ocorre no dia 31 de maio

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter