X

Santos

Em 2021, Instituto Gremar reabilitou e reintegrou 37 animais à natureza

Ao todo, a equipe registrou 751 ocorrências envolvendo animais marinhos nas praias de São Vicente, Santos, Guarujá e Bertioga

Da Reportagem

Publicado em 08/02/2022 às 16:30

Atualizado em 08/02/2022 às 16:37

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Instituto Gremar regatou mais de 100 animais / Divulgação/ Instituto Greomar

Em 2021, 37 animais marinhos foram reabilitados e reintegrados à natureza pelo Instituto Gremar em ações do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS). 

Ao todo, a equipe registrou 751 ocorrências envolvendo animais marinhos nas praias de São Vicente, Santos, Guarujá e Bertioga, em um total de quase 20 mil quilômetros percorridos em ações diárias de monitoramento. 

Desse total, 111 animais foram resgatados com vida: um mamífero, 33 tartarugas-marinhas e 77 aves. Já entre os 640 animais encontrados em óbito, havia 133 mamíferos, 348 tartarugas-marinhas e 236 aves. Colisões com embarcações, ingestão de resíduo sólido (lixo) e interação com petrechos de pesca e dragagem foram as principais causas de óbito entre os animais. 

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Durante o ano, alguns casos se destacaram no dia-a-dia do Centro de Reabilitação e Despetrolização de Animais Marinhos, no Guarujá (SP). Entre eles, o de um mandrião-de-cauda-comprida (Stercorarius longicaudus), resgatado oleado, que passou por um processo de despetrolização, foi reabilitado, solto e reavistado em vida livre forrageando cinco dias depois.

Outro episódio marcante envolveu um filhote de tartaruga-cabeçuda (Caretta caretta), que superou uma grave anemia recebendo uma transfusão de sangue de uma tartaruga da mesma espécie e, em breve, deve voltar ao mar. Também repercutiu o caso de um filhote de toninha (Pontoporia blainvillei) resgatado ainda com vida emalhado em petrecho de pesca, mas que, infelizmente, não resistiu aos ferimentos e veio à óbito no dia seguinte. 

Educação ambiental

Outro pilar do PMP-BS, as ações de educação ambiental também prosseguiram em 2021, ainda adaptadas às restrições impostas pela pandemia da Covid-19. Ao longo de 2021 foram realizadas 11 ações neste sentido, contemplando 675 pessoas. Nas redes sociais, 65 publicações sobre o tema alcançaram um público estimado de 162 mil pessoas.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

Guarujá está entre os destinos turísticos mais procurados no Airbnb

Ubatuba e São Sebastião, no Litoral Norte, também estão entre as 10 cidades mais buscadas na plataforma de hospedagem

Polícia

Tarcísio nega volta da Operação Escudo após desaparecimento de PM

A informação da volta da operação tinha sido confirmada ontem pelo porta-voz da Polícia Militar, Emerson Massera

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter