X
MEIO AMBIENTE

Mutirão do Instituto Gremar termina com 161 kg de resíduos recolhidos

Os resíduos encontrados em maior quantidade foram os de embalagens e plásticos diversos (52,7%) e bitucas de cigarro (30,4%)

Em uma extensão de aproximadamente 1 km de areia e restinga, foram coletados 8.672 itens, totalizando 161 kg de resíduos / Divulgação

No último sábado (6), o Instituto Gremar, em parceria com a Prefeitura de Itanhaém, por meio da Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente, realizou um mutirão de limpeza de praia na Praia do Centro, uma das mais frequentadas do município. A ação contou com a participação de cerca de 110 voluntários, incluindo grupos locais como Conviver, Viver Bem, Camp Itanhaém, Rotary Club e ETEC Itanhaém, além de munícipes e turistas. Em uma extensão de aproximadamente 1 km de areia e restinga, foram coletados 8.672 itens, totalizando 161 kg de resíduos.

Os resíduos encontrados em maior quantidade foram os de embalagens e plásticos diversos (52,7%) e bitucas de cigarro (30,4%). A quantidade restante dividiu-se entre isopor, madeira, vidro, metal, petrechos de pesca e itens de higiene pessoal e hospitalar. 

Os resultados da triagem e da análise serão disponibilizados aos órgãos competentes para que políticas públicas ambientais possam ser aprimoradas. 

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

O evento, que contou ainda com o apoio da Secretaria de Segurança e Trânsito, Supermercado Saito, Banda Bruta Flor, Casa do Artesão e Ruy Artesanato, adotou todas as medidas de segurança contra a COVID-19, como o uso de máscaras de proteção, higienização com álcool gel e distância segura entre os participantes. 

“O descarte incorreto de resíduos sólidos é um dos maiores causadores de impactos ambientais e gera consequências na vida animal e humana. Ações de limpeza de praia como essa não só proporcionam a retirada desses materiais de forma mais ágil, como exercem importante papel de conscientização quanto aos cuidados com o lixo e hábitos de consumo exagerado”, afirma a bióloga e responsável técnica do Instituto Gremar, Rosane Farah.

Para reforçar o impacto da atividade neste sentido, a tenda de educação ambiental do Instituto Gremar foi montada no local, com exposição de parte do acervo da instituição.

A base do Instituto Gremar em Itanhaém (SP) tem como objetivo reabilitar e reintroduzir animais silvestres à natureza. Para isso, possui toda estrutura necessária para que os animais recebam o melhor tratamento possível durante o processo de reabilitação, além de contar com uma equipe preparada e capacitada para o atendimento.  Desde o início de agosto, 146 animais foram resgatados e 49 seguem em reabilitação, em sua maioria filhotes.

O CRAS conta com apoio da Prefeitura Municipal de Itanhaém e parcerias da Polícia Ambiental e Guarda Civil Municipal para os resgates. Caso um animal silvestre seja avistado, o acionamento pode ser feito pelos telefones (11) 3426-8168 ou (11) 99711-4120.
 

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Polícia Civil desmonta laboratório de drogas em São Vicente

Durante ação em combate ao tráfico, equipe apreendeu grande quantidade de crack, cocaína, lança-perfume e maconha 

Santos

Condomínio é multado em mais de R$ 4 mil após zelador despejar tinta e atingir canal de Santos

Funcionário foi identificado pelas câmeras do CCO ao descartar a substância na rede pluvial na Praça Washington, no José Menino

©2021 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software