X

Peruíbe

Instituto Gremar e Prefeitura de Peruíbe inauguram Ecoponto nesta sexta (4)

Iniciativa é parte do projeto "Pesca e Recicla" e visa conscientizar pescadores e visitantes quanto ao descarte inadequado dos materiais

Da Reportagem

Publicado em 03/02/2022 às 21:30

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Ecoponto do projeto "Pesca e Recicla" vai possibilitar a entrega voluntária de petrechos de pesca no Boulevard do Guaraú, em Peruíbe / Divulgação

O Instituto Gremar e a Prefeitura Municipal de Peruíbe, com apoio da Secretaria Municipal de Turismo e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura, inauguram nesta sexta-feira, 4 de fevereiro, às 10h, um Ecoponto para entrega voluntária de petrechos de pesca. O local escolhido para receber o equipamento é o Boulevard do Guaraú (R. Eng. Frederico During Filho), no Balneário Garça Vermelha.

Com esta inauguração, oito municípios do litoral paulista passam a contar com a iniciativa ambiental, parte do Projeto “Pesca e Recicla”, que avança em uma importante questão de conservação da vida marinha e seus ecossistemas: Bertioga, Guarujá, Santos, São Vicente, Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Os petrechos de pesca (redes, linhas, anzóis e armações) quando perdidos, abandonados ou descartados no mar, são hoje uma das maiores ameaças à vida marinha.

Estudos recentes indicam que 640 mil toneladas de petrechos são perdidas no mar, entre peças de origem industrial, artesanal ou amadora. Por meio de interação ou ingeridos, eles podem ferir, mutilar e até levar a óbito centenas de milhares de animais de diferentes grupos como mamíferos, aves e répteis.

A proposta da instalação do Ecoponto visa impactar diretamente este cenário, buscando a conscientização por meio da interação direta com pescadores amadores, profissionais e turistas que visitam o local.

Para tanto, serão instalados coletores com sistema de segurança e placas sinalizadoras de identificação, autoexplicativas. Cada uma trará informações para identificação da fauna local, os efeitos negativos causados pelo descarte incorreto dos petrechos; as medidas mitigadoras cabíveis em caso de captura acidental; e informações educativas sobre o descarte correto dos petrechos de pesca já utilizados.

Os petrechos recolhidos no Ecoponto seguem para o Gremar, onde passam por triagem e serão armazenados em local adequado.  Em seguida, a ação envolve cooperativas de catadores de lixo, para que esses itens sejam reciclados e transformados em novos produtos e materiais.

O aumento da interação dos animais marinhos com petrechos de pesca é observado diariamente em nosso trabalho. Temos buscado em todos os municípios do litoral paulista pontos estratégicos para dar continuidade a esta ação e é muito importante estarmos agora também em Peruíbe”, comenta Rosane Farah, bióloga e responsável técnica do Instituto Gremar.

Instituto Gremar – Com uma expressiva atuação que já resultou em mais de 11 mil resgates e 1,2 mil reabilitações de animais marinhos e silvestres, o Instituto Gremar – Pesquisa, Educação e Gestão de Fauna é uma organização não governamental pioneira, fundada em 2004, no Guarujá (SP).  

Atualmente conta com mais de 40 profissionais e voluntários em sua equipe multidisciplinar, responsável pelo monitoramento ambiental em plantão 24h, durante os 365 dias do ano. A partir deste trabalho, realiza todas as etapas de resgate, reabilitação e soltura dos animais encontrados vivos, bem como as necropsias dos animais mortos. Em paralelo, desenvolve cursos de capacitação profissional, atividades de educação ambiental e de gestão de fauna.

Desde agosto de 2015, também é uma das organizações que integra o Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos - PMP/BS, desenvolvido para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural na Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

Guarujá está entre os destinos turísticos mais procurados no Airbnb

Ubatuba e São Sebastião, no Litoral Norte, também estão entre as 10 cidades mais buscadas na plataforma de hospedagem

Polícia

Tarcísio nega volta da Operação Escudo após desaparecimento de PM

A informação da volta da operação tinha sido confirmada ontem pelo porta-voz da Polícia Militar, Emerson Massera

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter