Santos

Com novo plano carreira GCM de Santos comemoram reconhecimento

Nova legislação modernizou a carreira vinculando suas atribuições como força de segurança no combate à criminalidade

Da Reportagem

Publicado em 05/04/2024 às 17:46

Atualizado em 05/04/2024 às 17:54

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Evento ocorreu na sede do Sindicato dos Empregados em Edifícios, na Encruzilhada / Isabela Carrari/PMS

Continua depois da publicidade

Desde a infância, Maria Auxiliadora Cardoso, 58, tinha como sonho vestir a farda da Guarda Civil Municipal (GCM). Ao crescer e saber do concurso público para ingressar à corporação, não teve dúvidas e se preparou. Atualmente com 34 anos de atuação na GCM, ela compartilha o orgulho de ver o seu e o trabalho de seus colegas reconhecidos pela população.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Na noite de quinta-feira (4), Maria Auxiliadora compareceu ao ato de agradecimento da Guarda Civil Municipal (GCM) ao novo Plano de Carreira, Cargos e Salários (PCCS) implantado este ano, que valoriza e fortalece o trabalho da corporação por toda a Cidade de Santos. O evento ocorreu na sede do Sindicato dos Empregados em Edifícios, na Encruzilhada.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Justiça obriga Prefeitura de Santos a armar toda a Guarda Municipal

• Incêndio atinge base do Samu e Guarda Municipal em Santos

• Guarda Municipal de Santos aumenta em 31,82% os atendimentos à população em 2023

A nova legislação modernizou a carreira vinculando suas atribuições como força de segurança no combate à criminalidade, dentro do Sistema Único de Segurança Pública e conforme prevê a Lei Federal 13.022/14 (Estatuto Geral das Guardas Municipais).

“O plano foi um ganho para a categoria. Estávamos esperando isso há mais de dez anos”, avalia Maria Auxiliadora, hoje inspetora da GCM.

Continua depois da publicidade

Quem concorda com ela é Josias Aparecido Pereira da Silva, 54. Atuando na corporação desde 1989, o hoje subinspetor conta que o PCCS representou dois ganhos: “o financeiro, porque hoje somos uma das guardas municipais com melhor remuneração no Estado, e o da atribuição de cargos. Hoje estamos preparados para o que vier”.

EXEMPLO PARA O PAÍS

O prefeito Rogério Santos citou o período de maior restrição durante a pandemia de covid-19 para enaltecer o papel dos guardas civis municipais de Santos. “A nossa Guarda Civil Municipal deu exemplo para o Brasil. Exemplo de postura, de elegância”.

Sobre o reconhecimento da corporação ao PCCS, Rogério Santos afirmou que ‘a gratidão é a memória do coração’. “Tenho muito orgulho da nossa guarda, que tem muita história desde a semente plantada pelo então prefeito Oswaldo Justo”, comentou, sobre o prefeito que criou a corporação. 

Continua depois da publicidade

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software