X

Santos

Clínica-Escola do Autista de Santos ganha mais salas para ampliar atendimento

Unidade passará a atender 150 pessoas por mês

Da Reportagem

Publicado em 01/02/2023 às 08:53

Atualizado em 01/02/2023 às 08:56

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

As pessoas atendidas na unidade são encaminhadas pela Atenção Básica / Reprodução/Carlos Nogueira

O Centro de Reabilitação e Estimulação do Neurodesenvolvimento (Cren), conhecido como Clínica-Escola do Autista de Santos, passou por ampliação estrutural e agora conta com mais três novas salas. Ganhou ainda o Espaço de Convivência Ana Lúcia Felix e teve a horta remodelada. A inauguração dos novos espaços, realizada na tarde desta terça-feira (31), permitirá a ampliação da capacidade de atendimento de 120 para 150 pessoas por mês.

“Ampliamos em 25% nossa capacidade de atendimento e não vai ficar por aqui, com certeza. Este é um projeto pioneiro e exemplo para o Brasil. A metodologia que está sendo construída, junto com a USC Saúde (gestora do espaço), com a Prefeitura, com os pais e todo este grupo, é maravilhosa e o serviço precisa crescer muito mais. Hoje, o diagnóstico do espectro autista é muito presente e tem muitas demandas”, afirmou o prefeito Rogério Santos.

As pessoas atendidas na unidade são encaminhadas pela Atenção Básica do Município. Com o adicional de salas, os usuários terão à disposição 22 consultórios multidisciplinares de atendimento. A ampliação também proporcionou o aprimoramento da horta, que ganhou caráter sensorial, totalmente acessível.

No Espaço de Convivência Ana Lúcia Felix - nome dado em homenagem à idealizadora do projeto da Clínica-Escola, que morreu em 2021 vítima de covid-19 -  serão desenvolvidas diversas atividades com as famílias dos pacientes, incluindo oficinas profissionalizantes e para geração de renda, informa a presidente da USC Saúde, Caroline Simões Teixeira.

“Percebemos esta necessidade de um espaço para os familiares, que ficavam aguardando enquanto as crianças eram atendidas. Vimos que eles sentiam falta de poder conversar com profissionais de saúde e dizer como está a evolução dessas crianças em casa, por exemplo. Também percebemos que era importante cuidar dessas pessoas. Pensando em tudo isso, foi criado o espaço para acolhimento e geração de renda dessas famílias”.

O projeto arquitetônico e a execução da obra, no valor de R$ 284.452,16, foram realizados pela USC Saúde, através dos subsídios da Secretaria Municipal de Saúde.

“Esta ampliação é muito importante para a Cidade. A cada dia o diagnóstico de autismo é mais frequente, ainda mais porque houve ampliação do espectro. Então, o que antes não era autismo, agora é. E aqui nós fazemos com que o paciente seja tratado, se  desenvolva e tenha, junto com a família, qualidade de vida”, explica o secretário de Saúde, Adriano Catapreta.

FUNCIONAMENTO

Inaugurada em outubro de 2020, a Clínica-Escola do Autista é o primeiro Centro de Reabilitação e Estimulação do Neurodesenvolvimento (Cren) com atendimento 100% SUS do País. Conta com equipe multidisciplinar que presta assistência a pessoas com transtorno do espectro autista (TEA) de todas as idades. A gestão do equipamento é feita de forma compartilhada pela Prefeitura de Santos e a organização social USC Saúde.

A clínica-escola fica em área de 500m² da antiga escola estadual Braz Cubas. O prédio é totalmente acessível, com térreo e mais um pavimento, incluindo elevador, corredores e portas adaptados. Tudo para prestar atendimento com excelência, incluindo cores das  paredes com baixo estímulo, evitando impacto visual e oferecendo mais conforto aos pacientes.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

Saiba quantas calorias têm os seus lanches favoritos do McDonald´s

Informações foram retiradas do próprio site da rede de fast-food

Diário Mais

Mau presságio? Branqueamento de corais pode ser sinal da morte dos oceanos; entenda

Estruturas são a base do Oceano

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter