X

Santos

Cães também precisam de cuidados especiais no verão. Veterinária de Santos dá dicas de cuidados

Durante o verão, os cuidados com a saúde aumentam: é preciso ingerir mais líquidos, vestir roupas leves, caprichar no protetor solar, entre outras medidas

Da Reportagem

Publicado em 19/01/2022 às 18:48

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

No verão é preciso seguir algumas dicas para ajudar o seu cãozinho / R.Bonfim

Durante o verão, os cuidados com a saúde aumentam: é preciso ingerir mais líquidos, vestir roupas leves, caprichar no protetor solar, entre outras medidas. Mas, para quem tem pets, a atenção precisa ser redobrada, já que a temperatura corpórea dos cães é mais alta do que a dos seres humanos, fazendo com que eles sofram ainda mais nesta época do ano.

Se o dia está muito quente, o ideal é não sair com o pet. Mas, caso seja necessário, é recomendado que o passeio seja em horários em que as temperaturas estejam mais amenas: de manhã, até as 8h, e à tarde, só após as 18h. 

Os tutores também devem dar preferência a lugares mais frescos, com sombra, onde os animais possam beber água à vontade. "Uma dica é levar uma garrafinha de água e uma vasilha, para servir o cão sempre que possível", explica a veterinária responsável pela Coordenadoria de Defesa da Vida Animal (Codevida), Karoline Castro.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Checar a temperatura do chão, seja da calçada, areia ou asfalto, também é imprescindível. Se o tutor não aguentar ficar com os pés ou mãos em contato com o chão por muito tempo devido à quentura significa que a temperatura também está alta demais para os pets, o que pode gerar queimaduras nas patas.

"A gente já atendeu cachorros com queimadura de 2º e até 3º grau. Os tutores precisam ficar atentos. Um dos sinais de que a temperatura do chão está quente demais para eles é quando os pets levantam as patas muito rápido enquanto estão andando, o que demonstra que não estão conseguindo ficar em contato com o chão por muito tempo", explica a veterinária.

RISCOS

Além do risco de queimaduras e desidratação, os pets também podem sofrer com hipertermia - o aumento extremo da temperatura corporal, que pode causar grande desconforto e, em casos mais graves, levar à morte. Cachorros braquicefálicos, que possuem o focinho mais achatado, têm mais dificuldade para respirar e por isso são as maiores vítimas do problema.

Cães cardíacos também sofrem mais no calor, mesmo com a medicação em dia. A alta temperatura descompensa o funcionamento do coração, que começa a falhar e pode formar um edema pulmonar. A condição é considerada de emergência e os sintomas são fadiga, arritmia, dor no peito, entre outros.

NO CARRO

Caso o passeio seja de carro, Karoline recomenda que os pets não sejam mantidos dentro do veículo parado, mesmo com as janelas abertas ou ar condicionado ligado. "No verão, a temperatura interior dos automóveis chega facilmente a 80°, então o cachorro não aguenta ficar. Se o tutor sair do carro, o pet precisa ir junto", afirmou.

EM CASA

Em casa, além de manter os animais em locais frescos e com água à disposição, também é possível oferecer frutas geladas, colocar pedras de gelo na água e molhar o quintal pelo menos duas vezes ao dia para abaixar a temperatura. Além disso, as refeições também devem ser oferecidas fora dos horários de pico de calor. "Também é possível fazer sorvete caseiro para os pets misturando água e sachê (ração úmida). Eles adoram e ajuda a refrescá-los", ensina a coordenadora.

MITOS

A veterinária também explica que colocar sapatos nos pets não é uma boa solução para protegê-los do calor, pois os calçados isolam apenas os coxins (almofadinha das patas) e, pelo fato dos cachorros ficarem mais próximos ao chão, a alta temperatura continua aquecendo os corpos.

Tosar os cachorros em época de calor também é um mito e pode prejudicar os pets em vez de ajudá-los. Apesar dos pelos longos aquecerem mais os cães, funcionam como isolante térmico diante do sol. "É como as pessoas que andam no deserto e protegem a pele dos raios solares com algumas camadas de tecido", comparou a coordenadora da Codevida.

Porém, a veterinária assegura que a tosa higiênica pode ser feita normalmente. "A barriga também pode ser tosada, porque eles gostam de deitar com a barriguinha no chão gelado. Sem os pelos, é maior essa troca de calor com o chão, então ajuda a refrescar", finalizou.

 

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Homem é morto em confronto com PMs em Guarujá

Um dos agentes envolvidos alegou que sua câmera corporal estava descarregada no momento dos tiros

Cubatão

Quer casar no Píer? Casamento Comunitário está com inscrições abertas

Segundo organizadores, ainda há vagas para a cerimônia oficial que ocorre no dia 31 de maio

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter