X

Santos

Bondes de Santos foram os primeiros do País; conheça a história

Os veículos começaram a circular na cidade em 1871. No início, eles eram puxados por burros

Da Reportagem

Publicado em 23/04/2024 às 16:10

Atualizado em 23/04/2024 às 16:41

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Desde a inauguração até a última viagem, em 1971, foram 100 anos de operação na cidade / Divulgação/PMS

Santos tem alguns ícones que se transformaram em símbolos da cidade. O bonde, com certeza, é um deles. Os veículos começaram a circular na cidade em 1871, sendo o primeiro serviço do gênero no País (e talvez da América do Sul), antes mesmo da capital paulista.

Siga as notícias do Diário do Litoral no Google Notícias

No início, eles eram puxados por burros e, em 1909, passaram a ser elétricos, circulando pelos bairros santistas até a vizinha São Vicente.

Desde a inauguração até a última viagem, em 1971, foram 100 anos de operação na cidade.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Os carros fechados chegaram ao sistema em 1954 e passaram a ser fabricados pela antiga SMTC (Serviço Municipal de Transportes Coletivos), inspirados em modelos de origem europeia.

A primeira linha a circular no município tinha itinerário pelo então chamado matadouro - foi por ela que também estrearam os bondes elétricos. Uma segunda linha entre Santos e São Vicente surgiria depois, com percurso pela praia.

Em 1898, o movimento do sistema registrou a marca de 7 milhões de passageiros.

O transporte por bondes em Santos teve sua última viagem em 28 de fevereiro de 1971.

Primeiras linhas elétricas percorreram a orla, em 1909Primeiras linhas elétricas percorreram a orla, em 1909 (Divulgação/PMS)

História resgatada

A Linha Turística do Centro Histórico, criada em setembro do ano 2000 já levou milhões de passageiros no passeio por 40 pontos de interesse cultural e histórico na região central da Cidade e ganhou reconhecimento internacional.

Recorde

A Linha Turística de Bondes de Santos fechou 2023 com três recordes. O feito mais importante alcançado foi a nova marca histórica de passageiros transportados nos 12 meses: 116.611, contra 110.314 em 2006.

Em 2023, a atração já havia registrado o seu melhor mês de julho (férias) desde 2016, com 15.774 e 15.551 passageiros transportados, respectivamente. Em dezembro, novo recorde com 17.604 pessoas fazendo a viagem pelo Centro Histórico nos elétricos.

Antes, a melhor marca para este mês era de 2006, com o transporte de 11.197 passageiros.

Fonte: Prefeitura de Santos

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Mais dois corpos são encontrados durante buscas por PM em Guarujá

Ainda não há informações sobre as identidades dos dois cadáveres

Cotidiano

Morte confirmada: adolescente de Guarujá é mais uma vítima da dengue

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), outras 17 mortes estão sob investigação.

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter