X
Santos

Bancas poderão dar informações turísticas

De 12 estabelecimentos selecionados, apenas oito foram totalmente qualificados e três parcialmente

De acordo com a Prefeitura de Santos, novas qualificações estão sendo estudadas / Nair Bueno/Diário do Litoral

A qualificação de bancas de jornais de Santos para oferecer informações turísticas já começou. O primeiro ciclo teve duração de três dias e foi concluído no dia 30 de novembro. 

Nessa primeira parte, oito permissionários foram completamente capacitados, três parcialmente e um não compareceu em nenhum dos três dias de qualificação. 

Jorge Barboza é um dos responsáveis por uma das bancas no centro da Cidade. Ele afirma que participou do curso e acha que essa capacitação vai ajudar muitos turistas. “Vai facilitar e bastante na divulgação de informações, apesar de já fazermos esse trabalho diariamente. Mas ainda acho que vai ser muito bom”.

As bancas de jornais são os lugares que as pessoas sempre procuram para pedir informações, seja para saber onde está ou o lugar que deseja chegar. A única diferença é que com essa qualificação, esse serviço será melhor regulamentado. 

Entretanto, ainda não é possível diferenciar uma banca qualificada da que não é. O permissionário acha que, para ajudar a identificar, a prefeitura colocará adesivos e banners logo, além de entregar a ele alguns panfletos que poderão ser distribuídos. “Eles não avisaram ao certo quando farão isso, mas acho que, provavelmente, vai ocorrer dentro dos próximos dias”, explica. 

Outro responsável pela banca na Praça Mauá, em frente ao número 20, é Sidnei Hortas. Ele disse que as bancas de jornal estavam mortas, mas com essa qualificação será uma nova forma de se reinventar. O senhor ainda afirmou que tal designação servirá como prestação de serviços para a prefeitura, um elo de ouvidoria e cidadania. 

“Essa Praça é um ponto turístico muito grande. Normalmente tem pessoas perdidas aqui e quando a banca estiver adesivada eles saberão onde pedir informações. Eu moro aqui há muito tempo. Conheço quase a cidade toda”, afirma. 

A Prefeitura afirma que, para mais três dias de curso, algumas novas capacitações em outras bancas estão sendo estudadas. 

Qualificação

Bancas capacitadas

A lista das bancas que tiveram a qualificação completa e podem atuar com turistas segue abaixo:

Rua Tolentino Filgueiras, em frente ao número 100, Gonzaga; Rua Jorge Tibiriçá, em frente ao número 33, Gonzaga; Avenida São Francisco, em frente ao número 101, no Centro; Rua João Pessoa, em frente ao número 04, Centro; Avenida Bartolomeu de Gusmão, em frente ao número 151, Ponta da Praia; Rua Almirante Gago Coutinho, sem número, Ponta da Praia; Praça Barão do Rio Branco, sem número, Centro; Praça Mauá, em frente ao número 20, Centro.

As bancas que contaram com capacitação parcial foram: 

Rua Riachuelo, em frente ao número 55, no Centro; Praça Rui Barbosa, em frente ao número 01, no Centro; Avenida Francisco Glicério, em frente ao número 670, José Menino.
 

 

 

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

CAMPANHA

Destinação Criança: doações podem ser feitas até o final do ano

Interessados poderão ter abatimento na declaração de Imposto de Renda

Criança faz campanha para ajudar Fundo Social de Praia Grande

Miguel, de 8 anos, mobilizou parentes e amigos para juntar tampinhas de garrafas pet, que serão utilizadas para comprar cadeiras de rodas

©2021 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software