X

Saúde

Pronto-Socorro Central ampliará atendimentos de urgência e emergência em PG

Prefeita da Cidade, Raquel Chini, vistoriou o andamento das obras  nesta quarta-feira (03)

Da Reportagem

Publicado em 04/08/2022 às 10:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Pronto-Socorro Central ampliará atendimentos de urgência e emergência em PG / Foto: Prefeitura de Praia Grande

O Pronto-Socorro Central continua com as obras avançando de maneira  acelerada. O novo equipamento está sendo implantado no antigo prédio  do Cemas (Centro de Especialidades Médicas Ambulatoriais e Sociais),  Bairro Guilhermina, na Avenida Presidente Kennedy. Com essa unidade  mais ampla e moderna, o objetivo é ampliar o acesso da população à  rede de urgência e emergência da Cidade. E para conferir o andamento  dos trabalhos, a prefeita Raquel Chini esteve no local na manhã desta  quarta-feira (03), acompanhada da Comissão da Saúde da Câmara dos  Vereadores do Município.

O edifício está em fase final de aplicação de pisos e revestimentos  nas salas e consultórios. Grande parte da instalação da rede elétrica,  gases medicinais, lógica (comunicação) e hidráulica já foi realizada,  assim como toda a parte da alvenaria também foi concluída. Com essa  unidade mais ampla e moderna, a expectativa é que o PS Central absorva  boa parte da demanda espontânea de urgência e emergência, com um  atendimento mais humanizado.

“O pronto-atendimento vai ser realizado nessa unidade, mas em um novo  formato, com mais conforto para as famílias, para as pessoas que  vierem ao local em busca de assistência, e também para os  funcionários. Estamos trabalhando forte nessas instalações e também no  acolhimento, com uma gestão atuante para oferecer um atendimento mais  confortável e um tempo de espera menor”, declarou a prefeita da  Cidade, Raquel Chini.

Segundo o secretário de Saúde Pública do Município, Cleber Suckow  Nogueira, a nova unidade permitirá ampliar não só o atendimento de  urgência emergência, mas também o de maior complexidade realizado pelo  Hospital Irmã Dulce. O PS Central e o hospital trabalharão integrados,  com apoio de uma Regulação Municipal, que terá a missão de aprimorar o  fluxo de atendimento dos pacientes, encaminhando-os, quando  necessário, do Pronto-Socorro Central para o hospital.

“A unidade no Guilhermina vai atender situações em que a pessoa não  precisa ficar muito tempo internada, ela já resolve esse problema de  saúde no próprio local e em pouco tempo já vai para casa para a sua  recuperação. Já os atendimentos mais complexos seguirão com o  hospital. Com isso a gente consegue desafogar o hospital e  requalificar o serviço de urgência e emergência do Município,  proporcionando mais acesso à população a um atendimento de maior  qualidade”, afirmou.

Atendimento – O Pronto-Socorro Central contará com equipamentos  modernos e todos os profissionais necessários para o atendimento de  urgência e emergência. A nova unidade atenderá clínica médica,  pediatria, traumatologia e ortopedia e contará com a inclusão de  leitos de observação de pacientes adulto e infantil, que estarão em  andares separados.

Um dos diferenciais do Pronto-Socorro Central será a instalação de uma  sala odontológica para atendimentos de urgência. O equipamento contará  também com duas salas de cirurgia para pequenos procedimentos  ambulatoriais, que contribuirá em diminuir o tempo de espera para esse  tipo de cirurgia, que normalmente depende de vagas do Governo do Estado.

No local poderão ser feitos exames de eletrocardiograma, raio-x e  tomografia computadorizada, além de coleta de exames laboratoriais.  Todos os ambientes terão computadores conectados à rede informatizada  da Saúde do Município, ampliando o acesso às informações do paciente e  possibilitando uma maior agilidade na assistência.

Estrutura – Uma recepção central com triagem fará o encaminhamento dos  pacientes para os andares e áreas específicos, que também contarão com  recepções próprias. Tudo para agilizar e direcionar o atendimento  corretamente, diminuindo o tempo de espera.

O edifício de quatro andares, sendo dividido da seguinte forma: além  da recepção e da triagem, o térreo será dedicado à estabilização de  pacientes de urgência adulto e infantil e atendimento de  traumatologia; o primeiro pavimento atenderá o público adulto, com  duas salas com leitos de observação, masculina e feminina,  consultórios de clínica médica, isolamento, salas de exames; o segundo  andar ficará exclusivamente para o público infantil, com leitos de  observação, isolamento, consultórios de pediatria e brinquedoteca,  além da farmácia central; o terceiro pavimento abrigará duas salas de  cirurgias ambulatoriais, Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD),  posto de coleta laboratorial, salas de descompressão e de descanso  para os profissionais e refeitório.

 

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Cocaína é encontrada em casco de navio no Porto de Santos

Foram encontrados 64 tabletes de cocaína no sea chest do navio, compartimento localizado no casco

Santos

Praiamar Shopping recebe exposição de carros antigos

Chamada 'Carona para o Passado', mostra terá 16 veículos consagrados da Volkswagen expostos na Praça Central do mall a partir da próxima quinta-feira (18)

©2021 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software