Praia Grande

Pacientes de Praia Grande 'enxergam' uma vida nova após cirurgia de catarata

Cidade realizou mais de 300 procedimentos deste tipo em janeiro

Da Reportagem

Publicado em 01/02/2023 às 12:15

Comentar:

Compartilhe:

Através da realização em janeiro desta nova etapa da  Ação Integrada de Cirurgias de Catarata, a Prefeitura está zerando a fila de espera deste procedimento / César Casagrande/Prefeitura de Praia Grande

Janeiro de 2023 será lembrado carinhosamente por 305 moradores de Praia Grande e seus familiares como o marco de uma nova vida. Todos eles foram atendidos pela Ação Integrada de Cirurgias de Catarata  desenvolvida pela Prefeitura de Praia Grande neste primeiro mês do ano. Esses praia-grandenses passaram pelo procedimento cirúrgico e ganharam a oportunidade de voltar a enxergar a vida de uma maneira mais colorida e feliz.

Um dos beneficiados com a Ação Integrada de Cirurgia de Catarata é o aposentado e morador do Bairro Ocian, Hamilton Bolonha. O problema de visão por conta da doença estava afetando o seu dia a dia. “Apesar de ser aposentado, trabalho na área financeira e administrativa de uma empresa em São Paulo. Já não estava mais conseguindo cumprir com  minhas atribuições porque estava com dificuldades para enxergar”, contou.

Por conta do incômodo na visão, Bolonha decidiu procurar a unidade de Saúde da Família (Usafa) do Bairro Ocian. Do primeiro atendimento até a sala de cirurgia foi pouco mais de um mês. “Fiquei surpreso com a  velocidade e qualidade no atendimento que tive. Sempre fui bem tratado, desde a Usafa, nos exames antes da operação e, agora, no  pós-cirúrgico. Já cancelei meu plano de saúde e agora virei ‘sócio’ da  Usafa Ocian”, brincou.

Bolonha passou por uma avaliação pós-cirúrgica na última semana. O procedimento foi bem-sucedido e a recuperação segue normalmente. A alegria com a volta da visão era evidente. “Estou muito feliz. Ter uma visão perfeita significa mais qualidade de vida. Agora é aproveitar cada momento”, disse.

O experiente comerciante da Cidade, Nelson Justino de Oliveira, também  estava animado com o resultado positivo da cirurgia. O seu caso era  considerado de risco pela equipe médica. O procedimento e a recuperação estão superando todas as expectativas. “Estou com 73 anos e muito motivado para voltar às minhas atividades. Tenho um bar há 42  anos no mesmo lugar. Vou retomar meu trabalho. Antes, não estava enxergando. Agora, poucos dias depois da cirurgia, já sinto uma enorme diferença”, explicou.

Ação Integrada

Através da realização em janeiro desta nova etapa da  Ação Integrada de Cirurgias de Catarata, a Prefeitura de Praia Grande está zerando a fila de espera deste procedimento na Cidade. Com  investimento de recursos próprios na ordem de R$ 500 mil, O Município também contemplou pessoas que aguardavam na fila do AME (Ambulatório  Médico de Especialidades), unidade gerenciada pelo Governo do Estado de São Paulo

“É gratificante poder desenvolver trabalhos que resultam na melhora da  qualidade de vida das pessoas. Ao longo de 2023, como já ocorreu nos primeiros anos da minha gestão, vamos seguir aprimorando os serviços  da Saúde na Cidade”, disse a prefeita praia-grandense, Raquel Chini.

Os pacientes que passaram pelo procedimento cirúrgico foram avaliados e aprovados pelas equipes da Secretaria de Saúde Púbica (Sesap) de Praia Grande, que coordena os trabalhos. As cirurgias ocorreram em unidades privadas credenciadas junto a Sesap.

O morador de Praia Grande que acredita ter algum problema relacionado  à visão deve procurar a Unidade de Saúde da Família (Usafa) em que está cadastrado. O médico da Usafa realizará uma avaliação prévia e,  se necessário, encaminhará o paciente para um especialista.

“A porta de entrada da nossa rede municipal de Saúde é a Usafa. Todos  os atendimentos começam ali. Temos uma ótima estrutura com 30  unidades. Mesmo assim, a Prefeitura de Praia Grande já está trabalhando para ampliar a rede em mais quatro Usafas”, adiantou o secretário de Saúde Pública da Cidade, Cleber Suckow Nogueira.
 

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Sistema Anchieta-Imigrantes tem 5km de lentidão; veja os trechos

Informação foi divulgada pela Ecovias

São Vicente

Equipe de companhia elétrica é espancada ao tentar cortar luz no Litoral de SP; VEJA

Caso aconteceu em São Vicente e um homem precisou ser hospitalizado

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter