X

Praia Grande

Covid-19: Lojas podem ter que testar funcionários ao reabrirem em Praia Grande

Informação foi divulgada diretamente pelo próprio prefeito Alberto Mourão durante uma live

LG Rodrigues

Publicado em 26/05/2020 às 18:38

Atualizado em 26/05/2020 às 18:50

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Qualquer funcionário que apresente qualquer sintoma mínimo de gripe deverá ser liberado do trabalho / Reprodução

Os donos de estabelecimentos comerciais de Praia Grande poderão ter que fazer testes em seus funcionários para garantir que nenhum deles vá trabalhar contaminado pelo novo coronavírus. A medida é apenas uma de uma série de obrigações que serão impostas pela Prefeitura quando a retomada econômica iniciar nos próximos meses após a permissão do Governo Estadual para dar início ao processo de encerramento do isolamento social e quarentena devido à pandemia de covid-19.

A informação foi divulgada diretamente pelo próprio prefeito Alberto Mourão durante uma live que contou com mais de 50 integrantes do comércio praiagrandense e membros da administração municipal e imprensa durante a tarde desta terça-feira (26).

Na transmissão, Mourão aproveitou a oportunidade para destacar que a parada econômica ocorreu não devido à paralisação do Brasil, mas sim devido à interrupção de todos os países do planeta com o temor de uma escalada de mortes descontrolada pelo novo coronavírus.

"Se a gente continuar achando culpados, nós não vamos achar solução. A economia parou não porque o Brasil parou, mas porque o mundo parou. Parte da paralisação da economia brasileira, mesmo que se retome, ela vai continuar parada em decorrência do mundo", afirmou Mourão.

O prefeito também criticou o debate político que foi criado em cima da crise sanitária e que agravou ainda mais a crise econômica que já ocorria no Brasil nos meses anteriores ao início do alastramento da doença.

"Eu acho que as pessoas precisam parar de fazer mimimi e achar um culpado. Precisamos parar de brigar e achar solução, nosso inimigo, o único que temos, se chama de covid-19. É um inimigo mais forte que qualquer míssil, nem as armas nucleares fizeram a gente voltar para nossas casas. Não temos que ter medo do nosso inimigo, temos que ter respeito. Estamos vivendo uma geração que participa da história de um problema mundial".

Com isso, Mourão repassou os dados estatísticos de ocupação dos leitos das unidades de saúde de Praia Grande e fez uma avaliação de que apesar da situação não ser grave, ela pode piorar em caso de relaxamento excessivo e determinou que algumas regras deverão ser seguidas e muitas medidas para que sejam retomadas as atividades econômicas não poderão ser negociadas de qualquer maneira.

"As ações inegociáveis são: distância do fluxo de pessoas que trabalham e dos clientes, isso tem que ser considerado e colocado nos espaços para ambos; Uso de máscaras nas ruas e nos comércios por todos; higienização dos espaços, tanto do funcionário quanto dos clientes; testes de funcionários. Se vamos retomar, é melhor fazer testes em todos, você pode ter uma pessoa assintomática, não sabe e leva a contaminação para seu estabelecimento; medição das temperaturas dos locais".

Alberto Mourão se corrigiu posteriormente e disse que os testes não são obrigatórios, mas poderão ser necessários no caso do local identificar algum trabalhador doente. Ele também afirma que qualquer funcionário que apresente qualquer sintoma mínimo de gripe deverá ser liberado do trabalho e a pessoa responsável pelo estabelecimento comercial deverá comunicar os órgãos de saúde imediatamente.

O funcionário tem que voltar para casa. Sem esse compromisso, nós iremos explodir de casos. A síndrome gripal em três ou quatro dias depois pode virar algo sério. Como será esse controle: todas as pessoas afastadas dos serviços deverão ser comunicadas por um site que informará nome e endereço dela até que ela faça o exame e nosso Call Center terá essa informação e teremos controle mais detalhado nesse sentido e todos poderão trabalhar".

Os estabelecimentos também deverão contar com placas, avisos e cartazes relembrando as exigências sanitárias e contendo telefone da vigilância sanitária para que possa ser feita denúncia contra comércios e clientes que desrespeitarem as normas. As penalidades ainda serão estudadas, mas, no caso dos estabelecimentos, elas poderão resultar em suspensão das atividades por alguns dias.

Já outros locais, como academias, cinemas e teatros deverão ser submetidos a planos de reabertura especiais que ainda serão anunciados pela administração municipal. Apesar de ainda aguardar novas determinações do Estado, as medidas deverão já servir de base para que os comerciantes comecem a se preparar para a retomada das atividades econômicas. O governador João Doria diz que deverá se pronunciar sobre o assunto hoje (27).

 

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Caminhão bate em árvore e tomba no Morro Santa Teresinha em Santos; veja vídeo

Causa do acidente ainda está sendo investigada. Motorista ficou ferido e precisou ser socorrido

Cotidiano

Baixada Santista confirma sétima morte por dengue

A vítima é uma mulher de 49 anos, que morreu no último dia 3

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter