X

Política

Coalizão liderada pela Arábia Saudita no Iêmen pede soldados para Paquistão

A Arábia Saudita também pediu que navios e aeronaves da Marinha ajudem na campanha, disse Asif. Ele afirmou que as autoridades sauditas fizeram o pedido durante visita a Jeddah, na semana passada

Publicado em 06/04/2015 às 14:39

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A coalizão liderada pela Arábia Saudita para atacar insurgentes xiitas no Iêmen pediu ao Paquistão que contribua com soldados, de acordo com o ministro de Defesa paquistanês, Khawaja Muhammad Asif.

Os comentários do dirigente foram feitos em um momento em que o Parlamento da Paquistão discute se deve contribuir militarmente com a campanha contra os rebeldes iemenitas chamados de houthis. Anteriormente, o Paquistão ofereceu verbalmente apoio para a missão, mas não deu qualquer suporte militar.

Mesmo após dias de ataques aéreos, a coalizão saudita não conseguiu deter o avanço dos houthi no Iêmen, o país mais pobre do mundo árabe, alimentando especulações de que poderia ser lançada uma operação terrestre. A Arábia Saudita e outros membros da coalizão não descartaram essa possibilidade.

A Arábia Saudita também pediu que navios e aeronaves da Marinha ajudem na campanha, disse Asif. Ele afirmou que as autoridades sauditas fizeram o pedido durante visita a Jeddah, na semana passada.

"Quero reiterar que esta é a promessa do Paquistão de proteger a integridade territorial da Arábia Saudita", disse Asif. "Se houver uma necessidade, se Deus quiser, o Paquistão vai honrar o seu compromisso".

A campanha liderada pela Arábia Saudita entrou no seu 12º dia nesta segunda-feira. O objetivo é atacar os rebeldes que tomaram a capital, Sanaa, em setembro e forçaram o presidente iemenita, Abed Rabbo Mansour Hadi, a fugir do país. Os rebeldes e as forças aliadas estão agora se focando em ações na segunda maior cidade do Iêmen, Aden, declarada capital provisória por Hadi, antes de ele fugir para o estrangeiro.

O Paquistão, de maioria muçulmana, tem laços estreitos com a Arábia Saudita, que é o lar de dois locais mais sagrados do Islã Meca e Medina. O Paquistão também tem uma minoria xiita considerável, o que complica o debate sobre o envolvimento em um conflito que está colocando cada vez mais sunitas contra xiitas.

O debate no Parlamento do Paquistão terá como objetivo decidir se o país pode se juntar ao conflito no Iêmen quando já está em guerra com militantes islâmicos e militantes aliados com grupos como a Al-Qaeda e o Estado islâmico. O Paquistão já tem quase 300 soldados participando em exercícios conjuntos com a Arábia Saudita e a maioria dos paquistaneses apoia a ideia de proteger locais mais sagrados do Islã contra ataques.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Caminhão bate em árvore e tomba no Morro Santa Teresinha em Santos; veja vídeo

Causa do acidente ainda está sendo investigada. Motorista ficou ferido e precisou ser socorrido

Cotidiano

Baixada Santista confirma sétima morte por dengue

A vítima é uma mulher de 49 anos, que morreu no último dia 3

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter