X

Política

Banco Central diz que acompanha bancos de "forma permanente"

O posicionamento do BC via assessoria de imprensa foi um pedido da reportagem sobre a relação das empresas investigadas na Operação Zelotes, que inclui bancos

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 28/03/2015 às 14:44

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O Banco Central informou há pouco que, como supervisor do Sistema Financeiro Nacional (SFN), acompanha "de forma permanente" as instituições que o compõem e que, quando há indícios de irregularidades fora de sua competência, comunica os órgãos competentes. O posicionamento do BC via assessoria de imprensa foi um pedido da reportagem sobre a relação das empresas investigadas na Operação Zelotes, que inclui bancos.

Conforme publicação feita hoje pelo jornal O Estado de S. Paulo, os bancos Bradesco, Santander, Safra, Pactual e BankBoston, além de montadoras (Ford e Mitsubishi) e da gigante da alimentação BR Foods são investigados por suspeita de negociar ou pagar propina para apagar débitos com a Receita Federal no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf). Na lista das empresas listadas na Operação Zelotes também constam Petrobras, Camargo Corrêa e a Light, distribuidora de energia do Rio.

A íntegra da nota do BC diz o seguinte: "O Banco Central, no papel de supervisor do Sistema Financeiro Nacional, e com vistas a resguardar a estabilidade financeira, acompanha, de forma permanente, as instituições que o compõem, o que inclui avaliação dos seus riscos e capacidade de absorvê-los. Importante salientar que, no bojo dos trabalhos cotidianos, junto ao SFN, em se deparando com indícios de irregularidades fora de sua competência, o Banco Central comunica, na forma da Lei, os órgãos competentes."

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Praia Grande

Neste começo de semana, PAT de Praia Grande está com vagas de emprego

Candidato deve possuir cadastro no PAT de Praia Grande

Santos

UME Irmã Maria Dolores deverá ser entregue em setembro, em Santos

Nova escola do bairro Vila Nova poderá atender 174 alunos, mais que o dobro das 83 vagas do imóvel que ocupa atualmente

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter