CRIMINALIDADE
Dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo revelam números elevados até outubro deste ano
A apreensão resultou em multas de quase R$ 1 milhão aos infratores. / Polícia Militar Ambiental/Divulgação
Continua depois da publicidade
Os dados acumulados de furtos ao longo dos dez primeiros meses deste ano revelaram números mais altos do que toda a somatória dos boletins de ocorrência de delitos desta mesma natureza em 2021. O mesmo pode ser observado quando se analisa as estatísticas de número total de estupros.
Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.
Continua depois da publicidade
O relatório da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo reúne boletins de ocorrência de delegacias das cidades da Baixada Santista e do Vale do Ribeira.
Ao todo, entre janeiro e outubro de 2023, a instituição contabilizou 481.800 furtos, quase meio milhão de casos. Esse número exclui as ocorrências de furtos de veículos, que alcançaram 78.643 denúncias. Fazendo um paralelo com 2022, esses dados são mais baixos que a totalidade daquele ano: 562.610 e abaixo também da somatória dos dez primeiros meses do ano passado, fechando em 466.626.
Continua depois da publicidade
Entretanto, ao se comparar com 2021, é possível observar que o ano atual já superou em números absolutos todo o ano retrasado. Entre janeiro e dezembro de 2021, foram 470.200 furtos registrados por meio de boletins de ocorrência, 11.600 a menos do que de 1° de janeiro a até o fim de outubro passado.
VIOLÊNCIA SEXUAL.
Quando se trata dos números totais de estupro, 2023 também já ultrapassou o número de ocorrências de 2021. Os cinco bimestres atuais foram encerrados com 12.070 boletins de ocorrência, 308 já a mais do que em 2021, quando o ano todo acabou com 11.762 delitos deste tipo.
CRIMES.
Em outros números, os dez primeiros meses de 2023 também fecharam outubro com um acumulado de 2.128 homicídios dolosos, 2.952 tentativas de homicídio, 190.888 roubos ao todo e 134 latrocínios.
Continua depois da publicidade