X

Polícia

Justiça condena cinco pessoas no Porto de Santos por tráfico de drogas

Eles foram descobertos pela Polícia Federal (PF) na chamada “Operação Monte Pollino”, deflagrada em 2014

Publicado em 09/10/2015 às 11:23

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A 6ª Vara da Justiça Federal em Santos condenou cinco pessoas que integravam uma organização criminosa voltada ao tráfico internacional de drogas. O grupo atuava na importação de cocaína de países da América do Sul, especialmente o Peru, e a enviava à Europa por meio do Porto de Santos. Eles foram descobertos pela Polícia Federal (PF) na chamada “Operação Monte Pollino”, deflagrada em 2014.

Foi fixada a pena de 9 anos e 4 meses de reclusão, mais pagamento de multa para três dos réus pelo crime de associação criminosa. Os dois líderes da quadrilha foram condenados, além desse crime, por tráfico internacional de drogas, cujas penas foram fixadas em 34 anos e oito meses de reclusão e 20 anos e dois meses de reclusão, respectivamente, mais pagamento de multa. Os acusados estão presos e não poderão recorrer da sentença em liberdade.

As investigações tiveram início em 2013, quando autoridades brasileiras foram informadas pela Justiça da Itália sobre um esquema de remessa de cocaína àquele país. A polícia italiana descobriu que a maior parte da droga que abastecia a máfia napolitana vinha do Brasil, e por isso decidiu compartilhar as informações, as quais serviram de base para as apurações da PF.

De acordo com o Ministério Público Federal (MPF), o líder era responsável por efetuar a venda dos entorpecentes para os clientes do exterior. O segundo cuidava do armazenamento, transporte e embarque da droga em contêineres. Duas mulheres faziam parte do braço financeiro da organização criminosa, intermediando o recebimento dos valores obtidos. Os integrantes do segundo escalão do grupo, entre eles a mulher do líder, atuavam na parte operacional.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Bertioga

Bertioga contará com Centro de Educação Ambiental

Trabalhos têm como objetivo revitalizar o CEA e aprimorar as diversas atividades já existente

CRIME SEXUAL

Câmera flagra homem estuprando moradora de rua no litoral de SP

Imagens mostram homem montando uma espécie de cabana com papelão e mantendo relações sexuais com a vítima; política tenta identificar agressor

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter