Banner gripe

Carro roubado é recuperado pela GCM, em Praia Grande

Equipe estava em patrulhamento quando suspeitou do veículo

Comentar
Compartilhar
06 FEV 201515h55

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Praia Grande recuperou mais um veículo produto de roubo na madrugada de quinta-feira (06) em uma rua do Bairro Tupi. A recuperação de veículos é uma situação bastante comum entre as equipes da GCM durante os patrulhamentos realizados pela Cidade. Somente em 2014, foram142 veículos recuperados.

Por volta de 1 hora da madrugada, os guardas civis faziam patrulhamento pela Rua Itaoca quando viram um Ecosport preto, com placa de Bauru, que ao ser pesquisado pelo sistema não constava como produto de furto ou roubo. Entretanto, ao checar o chassi dos vidros do veículo, a informação obtida foi de que o carro era roubado.

Algumas pessoas informaram que um rapaz havia estacionado o carro há pouco tempo e os guardas decidiram aguardar. Pouco tempo depois, o homem se aproximou com as chaves e, ao ligar o veículo, foi abordado pela equipe. Sem saber explicar exatamente a origem do carro, foi levado à delegacia, onde acabou sendo autuado em flagrante por receptação.

De acordo com a Guarda Civil Municipal, em 2014 foram142 veículos recuperados durante patrulhamentos ou após o recebimento de denúncias. Muitas vezes, estão aparentemente estacionados de forma regular, mas geralmente apresentam algum tipo de irregularidade.

Avança PG - O aumento da capacidade operacional da corporação, realizada em função da ampliação do efetivo por meio de concurso público e realocação de guardas, é um dos fatores que levam à intensificação dos patrulhamentos. Desde 2013, a GCM implantou o Patrulhamento Comunitário Integrado (PCI), cujo objetivo é a aproximação das equipes com a comunidade a fim de eliminar conflitos sociais.

A Guarda Civil Municipal conta atualmente com 315 homens e mulheres em seu efetivo e deverá ser ampliada em mais 100 integrantes, ainda este ano, graças ao concurso público que já está em andamento. A medida atende a uma das metas do Programa Avança PG, lançado no final de 2013, dentro do eixo Cidade Segura. O programa prevê uma série de medidas para o triênio 2014-2016 e já está com 57% das ações executadas ou em andamento.

Colunas

Contraponto