X

Polícia

Autoridades cobram Fernando Grella por segurança em Guarujá

Membros do Legislativo e Executivo estarão hoje, na Capital, pedindo providências

Publicado em 25/02/2014 às 10:37

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O arrastão ocorrido na noite do último sábado (22), na orla da Praia de Pitangueiras, em Guarujá, parece ter mexido com as autoridades de Guarujá. Hoje à tarde, uma comitiva formada pelo presidente da Câmara de Guarujá, Marcelo Squassoni (PRB), todos os demais vereadores, além do vice-prefeito Duíno Verri Fernandes e secretário de Defesa e Convívio Social, Wagner Pereira, estará reunida em São Paulo (Capital), cobrando do secretário estadual de Segurança Pública, Fernando Grella Vieira, medidas efetivas de combate ao avanço da criminalidade em Guarujá e Vicente de Carvalho.

Em função da iniciativa, a sessão de hoje será aberta e, ao mesmo tempo, encerrada automaticamente, para que todos os parlamentares possam participar do encontro. Vale lembrar que, apesar de fazer parte da comissão, o secretário Wagner Silva chegou a negar os arrastões após ser questionado pela Imprensa. Ele alegou que as três câmeras de monitoramento da orla de Pitangueiras registraram somente “aglomerações” em virtude das bandas de Carnaval e que a Cidade deve receber um reforço de 100 policiais militares no feriado.

“Estamos vivendo uma situação de caos total na segurança e, mesmo a gente cobrando insistentemente o Estado, não vemos resultados”, destaca Squassoni, convencido de que os acontecimentos registrados nos últimos dias (a exemplo do arrastão que houve em Pitangueiras, assim como o sequestro do vereador Mário Lúcio) são indicativos claros de que faltam ações efetivas para coibir a criminalidade na Cidade.

“Não dá mais pra ficar esperando promessas. É preciso definir um plano. Ter um compromisso do governo estadual com o nosso Município. E é justamente isso que vamos reivindicar, já que não vimos qualquer melhoria nesse sentido ao longo desses anos”, completa. 

Secretário receberá comitiva de Guarujá (Foto: Agência Brasil)

Dados da Secretaria de Segurança Pública apontam que os assaltos aumentaram 30% em um ano. Turistas, moradores e comerciantes tem sofrido com constantes arrastões e invasões a residências e lojas. Foram 4.115 casos registrados no ano passado, um dos índices mais altos por habitante registrados em todo o território paulista.

Advogado testemunha ação

Testemunha do arrastão, o advogado da Câmara, Renato Cardoso, acabou usando as redes sociais para desabafar. “presenciei uma cena lamentável em nossa cidade. Em frente ao Shopping La Plage, dezenas de adolescentes fizeram diversos arrastões, roubando principalmente as pessoas mais vulneráveis, tais como idosos, crianças e adolescentes”, revelou Cardoso.

O advogado se mostrou revoltado ao ver ataques a duas idosas. Ele informa que ligou para o 190 e depois de alguns minutos ouvindo uma música, a atendente se limitou a dizer que iria passar para as viaturas do patrulhamento. “Meu filho e a namorada também foram vítimas desses ataques, mas conseguiram se desvencilhar sem que tivessem seus pertences subtraídos”, afirma.

Conforme o advogado, o ataque ocorreu a cerca de 100 metros de uma viatura da Polícia Militar (PM), “que nada podia fazer tamanha a quantidade de ocorrências ocorrendo ao mesmo tempo, com um grande número de adolescentes envolvidos”.

Cardoso afima que ligou para a Guarda Municipal (GM) e obteve como resposta que segurança seria atribuição da PM e que o máximo seria fornecer apoio por intermédio do monitoramento. Quatro menores teriam sido reconhecidos pelas vítimas e conduzidos à Delegacia.

“Esse é mais um desabafo para mostrar que a falta de planejamento estratégico na área de segurança pública certamente facilitará novas ações odiosas como as que presenciei. O povo do Guarujá e turistas merecem respeito e um serviço de segurança pública mais eficiente.  Do contrário, teremos certamente o caos no Carnaval e na Copa”, finalizou o advogado.
 

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Cerveja de Santistas faz sucesso e chega aos EUA

Chegar a esta importante marca internacional da empresa não foi fácil, como revelam os sócios da Everbrew, Renê Santos e Célio Ongaro Júnior

Cotidiano

Confira o resultado da Lotofácil no concurso 3089, nesta sexta (26)

O prêmio é de R$ 1.700.000,00

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter