X

Brasil(excluida)

Trancoso

No sul da Bahia, a cidade equilibra-se entre o hippie e o chique

Publicado em 13/01/2015 às 11:29

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Esteiras cobertas por panos de chita, almofadinhas coloridas, cadeiras e espreguiçadeiras de vime trançado. Petiscos servidos em cumbucas e travessas de madeira, acompanhados de talheres trabalhados artesanalmente. Tudo isso embaixo de uma pequena cobertura de palha, que protege contra o sol. O visual lembra o de um SPA, mas estes são alguns dos privilégios que você encontrará em bares e pousadas do sul da Bahia.

Parte da chamada Costa do Descobrimento, a região abriga tesouros naturais e vilarejos onde o rústico e o luxo confundem-se.

A quase 800 km da capital, Salvador, Trancoso é um bom ponto de partida para explorar o litoral. Com várias opções de gastronomia e hospedagem -- das modestas às mais luxuosas --, o vilarejo tornou-se conhecido internacionalmente e tem, cada vez mais, abandonado seu lado "hippie" e se aproximado do "chique".

O Quadrado, praça retangular com um extenso gramado, continua sendo o charmoso ponto de encontro do local. Entre as casinhas coloridas que o cercam, há pousadas, restaurantes e simpáticas lojinhas, onde você encontra desde grifes famosas a artesanato local. Refúgio de famosos e endinheirados, Trancoso tem a noite mais agitada do sul da Bahia, com direito a shows de artistas famosos, como Elba Ramalho, dona de uma casa na região.


Cercado por belíssimas praias de areia branca e águas cristalinas, que surgem ao pé de falésias coloridas, o litoral de Trancoso pode ser explorado a pé, a cavalo, de carro pelas estradas ou de bugue pela areia. As praias centrais são mais agitadas e populosas, mas basta uma caminhada de uma hora para descansar em locais paradisíacos praticamente desertos, como Taipe e Itaporoca.

Privilegiado, o sul da Bahia apresenta sol forte e céu azul praticamente o ano inteiro -- as chuvas distribuem-se bem pelos meses. A região tem as belezas naturais e a magia do Nordeste brasileiro, com o diferencial do clima mais ameno. Dificilmente você sentirá aquele bafo úmido de calor, porque o vento forte faz o favor de refrescar os turistas desacostumados às altas temperaturas.

As opções agradam diferentes gostos: casais apaixonados em lua-de-mel, famílias aventureiras (dispostas a explorar praias selvagens), gente que quer sossego e jovens a procura de agito, paquera e muito forró. O grande atrativo fica por conta da natureza, que nos convida à simples contemplação.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Guarujá

Nesta quarta (24), PAT Guarujá oferece 42 vagas de emprego

Os pré-requisitos são imprescindíveis e os documentos indispensáveis

São Vicente

São Vicente abre agenda para castrações de cães e gatos

Tutores devem apresentar documento de identidade com foto e comprovante de residência

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter