Buzios e Ilhabela

Experimente: Sol, praia, sombra e água fresca

Comentar
Compartilhar
16 DEZ 201411h42

Búzios

O principal atrativo de Búzios é sem dúvida o seu litoral bem recortado, que presenteia o visitante com dezenas de praias para todos os gostos. Uma mais paradisíaca que a outra. Mas há mais para se ver na cidade, com atrações que vão além da sua orla.

Em Búzios o visitante pode praticar esportes náuticos e de vela, mergulhar nas suas águas cristalinas e desbravar trilhas. Pode ainda passear calmamente pelo calçadão da Orla Bardot, apreciando o movimento das ondas e procurando o melhor ponto para contemplar o pôr do sol. É lá que estão duas famosas obras da artista plástica Christina Motta: a Escultura dos Pescadores e Estátua de Brigitte Bardot. Na Praça dos Ossos, outro trabalho dela chama a atenção. São três esculturas que representam uma cena infantil.

A atriz francesa Brigitte Bradot é tão importante para a cidade que a atriz ganhou até um centro cultural, a Associação Cultural Memorial Brigitte Bardot, que fica na região central. Outro frequentador ilustre da cidade foi o ex-presidente Juscelino Kubitschek, que também tem lá uma estátua em sua homenagem, mas esta de autoria do escultor Hildebrando Lima.

Rua das Pedras e Orla Bardot (Foto: Divulgação)

Outros destaques que valem a visita são a Capela Nossa Senhora Desatadora dos Nós (conhecida como “A Pequena Grande Obra de Arte”), a Igreja de Sant´Anna (em homenagem à padroeira de Búzios), a Casa dos Sinos e o Centro de Visitantes do Parque dos Corais.

Há diversas opções de passeios marítimos pelas ilhas e praias locais, todos brindando o visitante com cenários de rara beleza. Um interessante passeio ecológico é pela A Reserva do Tauá, iniciativa particular na luta pela recuperação de ambientes de restinga e que abriga um imenso jardim botânico.

Nas proximidades da Rua das Pedras e da Orla Bardot, na altura do cais, encontram- se lojas de artesanato com artigos variados e feitos não só por artesãos da região, mas também de outras partes do país. E para quem procura aventura e emoção, o Radical Parque oferece diversas atrações. O que pega: Buda Bar e lounge e a balada Privilège, ambas na Rua das Pedras.

Ilhabela

São muitas, e de estilos variados, as praias da região. A da Armação é muito frequentada por velejadores e kitesurfistas, já as da Caveira, das Pedras Miúdas e da Fome são boas para mergulho. As da Feiticeira e do Viana são bem visitadas por famílias. A da Garapocaia tem mar calmo, assim como a da Serraria, que fica longe do agito. A de Castelhanos conserva o aspecto de praia selvagem, já a de Indaiaúba tem fama de praia mais bonita de Ilhabela, junto a do Jabaquara. A do Bonete tem cachoeiras e boas ondas para surfistas, enquanto a do Curral é tem uma charmosa capelinha de frente para o mar. As do Engenho D’Água e do Saco da Capela têm boa infraestrutura de restaurantes. Já a do Saco Eustáquio fica escondida numa tranquila vila de pescadores, e a do Siriúba é outra praia tranquila.


Pier Marítimo Ilha Bela (Foto: Divulgação)

Pertinho de Ilhabela também há muito litoral bonito para conhecer. Voltando ao continente, São Sebastião concentra as praias da moda do verão paulista. Camburi, Juqueí, Barra do Una, Barra do Saí e Maresias são algumas das mais de trinta praias que fervem no verão. Como se não bastasse, Caraguatatuba e Ubatuba, municípios vizinhos, acrescentam mais de uma centena de praias, ilhas e cachoeiras ao grandioso elenco de encantos naturais... Sem dúvida, entre os mais belos do país.