X

Governo

SP: secretário de Energia quer fortalecer Cesp e reduzir dependência energética

O governo de São Paulo também planeja realizar até o final deste ano um leilão estadual de energia a partir de projetos renováveis que aproximaria produtores e grandes consumidores de energia

Publicado em 28/06/2014 às 16:19

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O novo secretário de Energia do Estado de São Paulo Marco Antonio Mroz, no cargo desde o mês passado, ainda não se familiarizou com todas as particularidades da pasta, mas já traçou algumas metas ambiciosas para sua gestão. À frente da secretária anteriormente coordenada pelo deputado José Aníbal, Mroz planeja fortalecer a Companhia Energética de São Paulo (Cesp), maior geradora de energia do Estado, e reduzir a dependência paulista da energia gerada por outros Estados.

Para alcançar esses objetivos, o secretário defende que a Cesp tenha como meta de longo prazo recuperar a capacidade de geração perdida durante o processo de privatização, além de apostar em novos projetos na área de fontes renováveis. Na esfera setorial, o governo analisa o pleito de empresas interessadas na construção de um gasoduto que ligará a exploração de gás na costa de Santos à capital paulista e a realização de leilão de energia a partir de fontes renováveis. A Cesp, além de protagonista desse movimento, deve também ser uma indutora do setor energético no Estado, segundo o executivo.

Embora aborde alguns temas com cautela compatível à condição de alguém que acaba de assumir o cargo, Mroz revela que há uma série de projetos e discussões em andamento. O objetivo é reduzir a dependência da Petrobras, monopolista na atividade de venda de gás do País, e dos leilões energéticos realizados pelo governo federal, além de garantir competitividade energética à indústria instalada em São Paulo.

Para garantir gás natural mais competitivo, o governo de São Paulo já se reuniu com empresas interessadas em viabilizar o transporte de gás da costa de Santos à capital paulista. Praticamente um mês atrás, o presidente da Comgás, Luis Henrique Guimarães, defendeu a criação de uma nova rota para escoamento de gás natural produzido em Santos. Esse gasoduto, segundo Mroz, poderia subir a serra por um terreno da Empresa Metropolitana de Águas e Energia (Emae), também controlada pelo governo estadual.


O novo secretário de Energia do Estado de São Paulo Marco Antonio Mroz, no cargo desde o mês passado, ainda não se familiarizou com todas as particularidades da pasta, mas já traçou algumas metas ambiciosas para sua gestão (Foto: Divulgação)

Além de buscar rotas mais atrativas do que o fornecimento de gás natural a partir da Petrobras, o governo de São Paulo também planeja realizar até o final deste ano um leilão estadual de energia a partir de projetos renováveis que aproximaria produtores e grandes consumidores de energia. "Aqui no Estado temos quem produz energia e quem deseja comprar. Faremos apenas a intermediação", explica Mroz em entrevista exclusiva ao Broadcast. "Temos números significativos (de iniciativas) e projetos em todas as áreas", complementa. Na lista estariam empreendimentos eólicos, solares, de biomassa e de biogás, por exemplo.

Fortalecer a Cesp

Reduzir a dependência energética de São Paulo não é a única prioridade de Mroz, político ligado ao Partido Verde (PV) de São Paulo. Ele também acredita que o momento seja apropriado para fortalecer a Cesp, empresa que chegou a ser cogitada como uma possível fonte de recursos para o governo paulista. Mroz assumiu neste mês a presidência do conselho de administração da companhia.

"Acho que a Cesp deve ter uma visão estratégica dentro de um Estado que importa energia. A empresa deveria adotar uma política de recuperação de ativos e ter como meta a recuperação dos 3 mil MW que deixou de ter durante a privatização", destaca. Na década de 1990, a Cesp vendeu o controle acionário da Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL) e criou e privatizou a Elektro.

O crescimento da Cesp, sinalizou Mroz, passa por investimentos na área de projetos de fonte renováveis, como a construção de pequenas centrais hidrelétricas (PCHs), e o próprio leilão estadual poderia ajudar nessa tarefa. A companhia também pode ajudar o governo de São Paulo a tentar fortalecer a indústria sucroalcooleira, vitimada pela política de preços de combustíveis adotada pelo governo federal dentro da Petrobras.

Mroz já foi subsecretário de Energias Renováveis e mantém contato com a União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica). "Talvez a Cesp possa ser o eixo central de credibilidade desse setor", afirmou o secretário, sem revelar detalhes de como esse movimento poderia ser viabilizado. "Poderia ser função da Cesp para que a biomassa pudesse ser comercializada", completou.

Com mais de R$ 1,4 bilhão em caixa, a Cesp poderia tanto adquirir ativos quanto apostar em novos projetos, segundo Mroz, que não esconde o entusiasmo com a possibilidade de a companhia voltar a investir. Mesmo que, para isso, seja necessária a redução do retorno dos controladores a partir da distribuição de dividendos. "Neste momento, creio que a empresa deveria investir Acho que o acionista ficaria feliz com esses investimentos", disse o secretário, ponderando, contudo, que a visão da pasta deve ser ratificada pelo governo estadual.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Variedades

Daisy Ridley acha uma razão para sua vida em trailer de 'Às Vezes Quero Sumir'

Lançamento está previsto para maio, nos cinemas nacionais

Polícia

Polícia prende homem com veículo usado em crime, em Mongaguá

Policiais Militares identificaram o veículo utilizado no crime, no Jardim Samoa, e pediram a emissão de alerta junto ao sistema de monitoramento de Praia Grande

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter