O estilo rústico na decoração

Não faz mais parte apenas de fazendas e casas de campo. Vem ganhando também muito espaço nas áreas urbanas. Os ambientes rústicos são acolhedores e convidativos, além de bastante charmosos

Comentar
Compartilhar
05 JUN 201415h13

Engana-se quem pensa que o estilo rústico remete apenas ao antigo. É possível usar peças modernas com acabamentos rústicos, ou misturar elementos bem contemporâneos e trazer mais identidade e personalidade aos ambientes.

Dicas básicas para deixar um ambiente com estilo rústico

Tijolos aparentes, móveis descascados e cerâmicos são alguns dos elementos chaves para criar uma decoração rústica. Os acessórios e utensílios também têm papel fundamental. Enfeites e objetos característicos de fazendas, panelas de ferro, cestas e produtos têxteis de tecidos naturais em tons de marrom e bege ajudam a compor esta atmosfera.

O rústico é baseado no estilo de vida country americano e tem por característica o emprego de madeira nos imóveis (sendo o pinho o mais utilizado) e as imperfeições são vistas como um ponto forte que reforça o estilo rústico. Os tons claros devem ser bastante explorados, sendo mais indicado ter paredes com um “branco sujo”, utilizando com tonalidades de terra e pastel mais claros. É comum encontrar residências que optem por deixar as vigas aparentes, (seja no chão ou no teto) para valorizar o estilo.

É possível usar peças modernas com acabamentos rústicos, ou misturar elementos bem contemporâneos e trazer mais identidade e personalidade aos ambientes (Foto: Divulgação)

Apostar nas flores também pode ser um atrativo e tanto! Arranjos mais simples e com menos detalhes e cores se misturam ao ambiente e demonstram bom gosto e requinte.

A palavra ‘rústica’ está relacionada ao ambiente rural e à elementos com formas naturais, por vezes até grosseiras, porém elegantes e elaboradas com muito cuidado, cheias de texturas e acabamento delicado.

Quer um ambiente com o melhor do estilo rústico? Então confira algumas referências e inspire-se!