X

Brasil(excluida)

Friozinho de Gramado

A cidade reúne casinhas em estilo enxaimel, ruas limpas e tomadas por jardineiras

Publicado em 12/05/2014 às 14:24

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Não é à toa que Gramado é sede do concorrido Festival de Cinema que movimenta a Serra Gaúcha no mês de agosto. Com paisagens que parecem retiradas de um cenário, a cidade reúne casinhas em estilo enxaimel (típicas construçõesda Alemanha), ruas limpas e tomadas por jardineiras repletas de hortênsias e parques emoldurados por araucárias e pinheiros. Mas não é apenas pela aparência romântica que o cartão-postal da região atrai tantos visitantes.

Ao combinar boas compras com gastronomia de primeira, Gramado mostra que não é destino de uma estação somente. É fato que durante o inverno a cidade fica ainda mais aconchegante, com direito a jantares à beira da lareira para espantar o frio que chega junto com as geadas e névoas. Entretanto, nas outras épocas do ano, há festas e eventos, além dos muitos restaurantes, do comércio da Avenida Borges de Medeiros sempre cheio de novidades e dos irresistíveis chocolates. De novembro a janeiro, a esmerada decoração natalina enche as ruas de cores e de brilho.

Colonizada pelos imigrantes italianos e alemães, Gramado preserva suas origens através de museus e parques temáticos que retratam os costumes de seus fundadores. Lançados recentemente, os roteiros de agroturismo levam às propriedades rurais dos descendentes que preservam, com orgulho, as tradições europeias. Os tours, claro, incluem degustação de produtos típicos como linguiça, salaminho, queijos e vinhos.

Arquitetura de Gramado (Foto: Divulgação)

Falando nas delícias, não deixe de saborear o café colonial nos estabelecimentos espalhados pela cidade - são mais de 80 itens entre receitas doces e salgadas. Guarde ainda um espaço para as fondues, servidas até mesmo nos concorridos barzinhos da Avenida das Hortênsias.

Vida Noturna em Gramado
A noite mais animada da Serra Gaúcha é a de Gramado, atraindo até mesmo a turma jovem hospedada em outras cidades para a Avenida das Hortênsias. Por lá estão reunidos os mais badalados bares e casas noturnas da região.

Um dos points tradicionais é o Bill Bar, com duas pistas de dança, mesas de sinuca e pistas de boliche. Já o Botequim Sant’ Ana tem o charme dos pubs e a animação das boates - DJ´s comandam as carrapetas e colocam todo mundo para dançar. Na Vox Music, o destaque fica por conta dos shows de bandas gaúchas que costumam agitar a casa nos finais de semana.

Bill Bar
A enorme casa é uma das mais tradicionais e concorridas de Gramado quando o assunto é agito noturno. Os amplos e bem transados ambientes se dividem em duas pistas de dança, bar lounge, sinuca, boliche e cachaçaria.

Avenida principal da cidade (Foto: Divulgação)

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Praia Grande

1.000 embalagens de plástico foram trocadas por itens sustentáveis, em PG

Ação aconteceu durante a '1ª Feira Verde de Praia Grande', no último domingo (21)

Turismo

Outono é temporada ideal para mergulhar no Litoral Norte de São Paulo

Saiba porque a estação é boa para a prática de mergulho e quais são os melhores pontos da Região

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter