X

Mais DL

Agindo ou Reagindo?

Andando recentemente pelas ruas da cidade, observei o rosto e as atitudes das pessoas

Da Reportagem

Publicado em 05/02/2017 às 15:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Para o vendedor de uma loja, eu perguntei algumas informações... De cenho franzido, ele respondeu a minha pergunta de forma rápida, sem me dirigir o olhar em nenhum momento. 
Outro prestador de serviços foi mais humano, porém seu sorriso deixou a desejar. Afinal, porque ele iria gastar seu tempo e atenção com mais uma pessoa, entre tantas que já haviam passado pelo trabalho dele naquele dia?
Contei uma história (que era realmente interessante) a um conhecido. Dois dias depois, ele me questionou um detalhe importante sobre a história. Percebi então, que ele não havia ouvido uma palavra do que eu tinha falado...
Com tantos exemplos reais acontecendo, me questionei se em nossa vida diária, estamos agindo ou se estamos apenas reagindo.
A comparação pode parecer banal, mas não é. Na prática, a diferença entre um e outro verbo é imensa. 
Agir é estar de acordo com a sua intenção, procurando conscientemente ter uma atitude proativa, agradável, de acordo com o que você sente e acredita.
Já reagir é uma reação instintiva, muitas vezes cansada, irritadiça, sem paciência com o outro.
Agir traz um posicionamento diferenciado, buscando a melhor alternativa para uma questão, o ideal para uma determinada situação.
Reagir traz o desdém, a falta de atenção e de zelo. 
Pare um instante para pensar e responda com sinceridade: você está agindo de acordo com o que você acredita?
Você está caminhando diariamente para a vida que deseja ter? 
Ultimamente, você está agindo ou está apenas reagindo?
Antes dar uma resposta impensada às pessoas, pare um instante... Sinta que tipo de situação positiva você pode ter vivenciar a partir dali. Talvez essa mesma pessoa possa contribuir com algo incrível para sua vida.
Que tal sair um pouco do automático e passar a emitir mais colaboração por onde você passa? 
Agir (propositadamente) de acordo com uma intenção mais positiva e mais encantada. 
Que tal, quando for almoçar, sentir realmente o sabor da comida? Que tipo de tempero foi colocado ali? Que tipo de sensação você tem ao degustar aquele alimento?
Que tal, quando sair com os amigos, perceber os sentimentos de cada um deles? Será que aquele seu amigo sorridente está mesmo feliz, ou está apenas escondendo um episódio triste da vida dele?
Adquira um novo olhar, sobre a vida, sobre as pessoas e sobre você mesmo. Aprofunde seu olhar sobre as coisas. Afine seu paladar. Seus gostos e suas ideias. 
Tenho certeza que você irá se sentir muito bem!

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

Melhor pizzaria da América Latina está em São Paulo; saiba qual

Ranking com 50 as melhores pizzarias do Brasil e dos países vizinhos tem oito pizzarias na Capital Paulista; confira a lista completa

Cotidiano

Caminhão bate em árvore e tomba no Morro Santa Teresinha em Santos; veja vídeo

Causa do acidente ainda está sendo investigada. Motorista ficou ferido e precisou ser socorrido

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter