Retrospectiva Diário do Litoral: 15 Momentos de 2015

Da política à cultura; da indústria ao esporte. Confira o que de mais importante estampou as páginas do jornal e virou manchete no site do DL

31 DEZ 2015 • POR • 10h00
O Diário do Litoral acompanhou ao longo do ano todos os acontecimentos que marcaram a Baixada Santista - Matheus Tagé/DL e Gazeta Press

O ano de 2015 se despede marcado por desastres ambientais, acidentes de grandes proporções, mudanças no cenário político e pelos impactos da crise econômica mundial.

No âmbito regional, o Diário do Litoral acompanhou ao longo do ano todos os acontecimentos que marcaram a Baixada Santista nos mais diversos setores.

Da política à cultura; da indústria ao esporte. Confira o que de mais importante estampou as páginas do jornal e virou manchete no site do DL em quinze momentos de 2015.

Acidentes nas indústrias...

Parte do Polo Industrial de Cubatão é evacuado após o vazamento de dióxido de enxofre (SO2) da empresa Anglo American Fosfatos Brasil.

Um incêndio atinge seis tanques de combustíveis da empresa Ultracargo, em Santos. Ao todo, foram mais de 197 horas de incêndio, considerado o maior na região industrial do País e o segundo maior do gênero da história mundial.

...E os impactos na natureza

A Cetesb confirma que o vazamento de enxofre propiciou a formação de uma chuva ácida que causou danos na vegetação da área atingida.

Mais de oito toneladas de animais marinhos mortos aparecem no domingo de Páscoa no Estuário Santista e no Rio Casqueiro, em Cubatão.

O fim de uma era

Usiminas anuncia desativação de áreas primárias da Usina de Cubatão. O anúncio acontece cinco meses após a siderúrgica desligar o alto-forno 1. Sindicatos preveem a perda de oito mil empregos diretos e indiretos.

Ano novo, problemas antigos

Incêndios destroem dezenas de moradias irregulares na Vila Esperança, em Cubatão; na Vila Telma e no Caminho São José, em Santos e no México 70, em São Vicente.

Por sua vez, a comunidade de Pilões, em Cubatão, sofreu com a elevação do nível do Rio Pilões, que invadiu ruas e casas.

Um gol que Pelé não fez

Um ano e meio após a inauguração, o Museu Pelé amarga, além da baixa venda de ingressos, problemas de administração e denúncias de irregularidades, com a suspeita de superfaturamento.

O espaço também correu o risco de ficar no escuro em virtude da existência de contas atrasadas com a CPFL, informação confirmada pela empresa de energia.

Em novembro, a Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) AMA Brasil anunciou que passa por uma crise financeira e deixará de gerir o local. As negociações sobre quem administrará o museu seguem até o momento. O Santos Futebol Clube foi apontado como possível administrador, mas o clube garante que só assumirá caso tenha determinadas solicitações atendidas.

Os amigos ocultos

Privilegiados, a cidade de Santos e o Santos FC possuem amigos secretos para lá de especiais. Um parceiro “que não quis aparecer” foi o responsável por estampar a marca Museu Pelé no espaço nobre da camisa do Santos Futebol Clube durante o primeiro jogo da final do Campeonato Paulista.

Já “uma empresa de renome nacional” custeou o desfile da Grande Rio que homenageará Santos na Sapucaí em 2016, de acordo com a Secretaria de Cultura.

Em ambos os casos, a Prefeitura de Santos afirma que não houve gasto de verba pública.

No esporte, só deu Baixada

No campo, na pista, no tatame e nas águas, atletas da Região deram um show de talento.

No começo do ano, os irmãos Pablo e Ramon Mello trouxeram seis troféus do VI Campeonato Pan-Americano de Artes Marciais para Vicente de Carvalho, no Guarujá.

Já Juliana Santos, de Cubatão, conquistou o primeiro ouro do atletismo brasileiro nos Jogos Pan-Americanos de Toronto, no Canadá.

O Santos FC conquistou o Campeonato Paulista de Futebol jogando contra o Palmeiras na Vila Belmiro.

Natural de Guarujá, Adriano “Mineirinho” de Souza encerrou o ano como o mais novo campeão mundial de surfe.

Segurança na Região tem números alarmantes...

Levantamento do Diário do Litoral verificou que a Região já encosta em São Paulo (Capital) em violência por delito/habitante. Na Capital, há uma ocorrência para cada 33 habitantes, enquanto na Baixada o número é pouco menor: uma ocorrência para cada 37 moradores.

...E crimes bárbaros inundaram o noticiário

Matheus Demétrio Soares, Dan Nunes, Luann Oshiro e Danilo Fascina. Quatro vidas abreviadas pela criminalidade na Região.

O “serial killer da Clínica Americana” ainda é procurado pela polícia. Ele atingiu cinco pessoas em três atentados em unidades distintas da clínica. Três morreram.

A audácia dos criminosos marcou 2015. Durante a madrugada de 31 de outubro, 14 pessoas foram vítimas de um arrastão cometido por ao menos 20 ladrões na Orla de Santos. Também em outubro, câmeras de segurança registraram o momento em que um homem atira contra uma lancha blindada da Receita Federal durante perseguição.

Nas ruas

O ponto de encontro para manifestações, nem sempre pacíficas, foi mais uma vez a rua. Em março, mais de 10 mil pessoas se concentraram na Praça da Independência, no Gonzaga, contra o Governo Dilma Rousseff.  

Em julho, um grupo de manifestantes bloqueou a Rodovia Cônego Domenico Rangoni e ateou fogo em um ônibus em protesto ao fechamento do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Cubatão.

Em São Vicente, moradores da Área Continental bloquearam a Rodovia Padre Manoel da Nóbrega em protesto contra as obras da Penitenciária Feminina.

Em Cubatão, um ato público contra as demissões anunciadas pela Usiminas reuniu trabalhadores e representantes de sindicatos em novembro.

A escola é deles

As EE Cleóbulo Amazonas Duarte e EE Azevedo Júnior, em Santos, e a EE Renê Rodrigues Moraes, no Guarujá, foram ocupadas por estudantes em protesto contra a reorganização escolar anunciada pelo Governado de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB).

Finalmente!

Para quem achou que este dia nunca chegaria, ficou a surpresa. O Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) começou a operar em fase de testes em São Vicente.

Após ter o prazo de entrega adiado por seis vezes, a Ponte Pênsil foi finalmente aberta ao público. No entanto, um impasse sobre a responsabilidade pela iluminação da obra entre a Prefeitura de São Vicente e o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) mantém a ponte às escuras.

Despedidas

Em 2015, importantes personagens da Baixada Santista saíram de cena.

Na política, no dia 8 de agosto, o presidente da Câmara de Santos, Marcus De Rosis (PMDB), morreu, aos 54 anos, vítima de enfarto. No dia 7 de outubro, a ex-deputada federal e presidente do Partido dos Trabalhadores (PT) de Santos, Maria Lúcia Prandi, morreu aos 70 anos, vítima de um câncer no pulmão.

No cenário cultural, partiu no dia 11 de fevereiro, aos 52 anos, o DJ e sonoplasta Wagner Parra, vítima de uma parada cardíaca. Renato Rocha, ex-baixista do Legião Urbana, foi encontrado morto num quarto de hotel em Guarujá no dia 22 de fevereiro.

No esporte, no dia 15 de junho, o futebol deu adeus a José Ely de Miranda, o lendário meio-campista Zito. Ele tinha 82 anos e sofria de mal de Alzheimer.