PAT de Cubatão firma parceria com Sistema Mais Emprego

Atendimento ao trabalhador cubatense será ampliado. O PAT oferecerá, a partir de março, novos tipos de atendimento

28 FEV 2013 • POR • 21h37

O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), de Cubatão, oferecerá, a partir de março, novos tipos de atendimento, que vão desde orientação sobre cadastramentos de currículos e consultas a vagas de emprego até obtenção de informações sobre benefícios do PIS, encaminhamento de requerimentos do seguro-desemprego e emissão de Carteira de Trabalho.

Isso será possível devido à implantação do Programa Mais Emprego, do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), do Governo Federal, que será feita mediante parceria entre este órgão e o PAT de Cubatão, administrado pela Secretaria Municipal de Emprego e Desenvolvimento Sustentável (Semed) que, por sua vez, também possui parceria de cooperação técnica com a Secretaria Estadual de Emprego e Relações do Trabalho/SERT.

Leia Também

Voluntários dão exemplo de cidadania em Cubatão

Grupo Peralta doa 12 toneladas de mantimentos para vítimas de Cubatão

Unimonte será mais um ponto de doações para vítimas de Cubatão

Vítimas de temporal em Cubatão começam a receber documentos

Libra e Cosipa não se manifestam sobre proposta de negociação

Para possibilitar a implantação do novo programa, o Departamento Municipal de Relações de Emprego promoveu junto aos funcionários do PAT treinamento intensivo desde o último dia 18, período em que o órgão atendeu aos trabalhadores e empregadores das 8 às 12 horas. A partir do dia 1º, sexta-feira, o atendimento voltará ao horário anterior, das 8 às 17 horas, já com o Sistema Mais Emprego funcionando.

Os funcionários foram capacitados para, entre outras atribuições, auxiliarem e orientarem os trabalhadores sobre cadastramento de currículos e consultas a vagas de emprego; orientação às empresas para ampliar a disponibilidade de vagas pelo PAT de Cubatão; benefícios do Programa de Integração Social (PIS); acesso à classificação oficial das ocupações do mercado de trabalho e inscrições em cursos de qualificação profissional quando disponíveis na região.

Isso, segundo o Diretor Municipal de Relações de Emprego da Semed, João Paulo Pucciariello, é um serviço importante porque evitará o deslocamento de trabalhadores a outras cidades, permitirá ao trabalhador local acessar o sistema Mais Emprego e realizar o cadastro em sua própria residência, assim como permitirá à empresa cadastrar-se e disponibilizar as vagas ao PAT de Cubatão de forma on line.

O Programa Mais Emprego permitirá, também, aos trabalhadores obterem, pela internet, informações sobre intermediação de mão de obra. Para isso bastará acessar o portal www.maisemprego.mte.gov.br, utilizando como senha o número do PIS ou PASEP, CPF, RG ou da Carteira de Trabalho e Previdência Social.

Conforme João Paulo Pucciariello, além de atender ao trabalhador, ampliando suas possibilidades de inserção no mercado de trabalho, o Sistema Mais Emprego será benéfico, também, para os empregadores. “Por meio do PAT, eles poderão disponibilizar vagas e gerenciar suas solicitações”, explicou.

Ainda segundo o Diretor de Relações de Emprego, o PAT de Cubatão atuará dentro das diretrizes estabelecidas pela Agenda 21 local e pelo Pacto pelo Emprego objetivando a contratação de mão de obra local.