Aposentados podem ter até 60% de desconto no IPTU em Praia Grande

Novos cadastramentos e renovação iniciam sexta-feira (1). O desconto cai pela metade para rendimentos de seis a 10 salários

27 FEV 2013 • POR • 18h18

A Prefeitura de Praia Grande inicia, sexta-feira (1), o cadastramento para obtenção de desconto de 60% no Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), para aposentados e pensionistas. Para ter direito ao benefício total é preciso ser dono de um único imóvel e ter renda de até cinco salários mínimos. O desconto cai pela metade para rendimentos de seis a 10 salários. O direito é extensivo a proprietários, locatários ou outras situações e os interessados devem residir na Cidade há, pelo menos, dois anos.

Também estarão abertos o recadastramento de pessoas que já estão sendo beneficiadas e que residem nos bairros (loteamentos) Boqueirão, Xixová, Vilas Itaipu e Alice, Guilhermina, Jardim Idalice e Sítio do Campo, Jardim Hortência e Solemar. Pessoas que residem em localidades diferentes das mencionadas não precisam fazer a renovação neste ano.

Leia Também

Curso de ovos de Páscoa tem inscrições abertas em Praia Grande

Garrafas pet viram móveis em oficina de atores de Praia Grande

Programas sociais de Praia Grande desestimulam assistencialismo

Laboratório de controle da poluição continua no papel

Abertas inscrições para 472 vagas de cursos em Praia Grande

Além de residir no Município há, no mínimo, dois anos, é preciso preencher outros requisitos como: possuir título eleitoral de Praia Grande; ser proprietário, usufrutuário, compromissário ou locatário de um único imóvel na Cidade; estar em dia com o pagamento de IPTU ou eventual acordo de parcelamento.

Atendendo os requisitos, é preciso apresentar cópias autenticadas ou simples, com respectivos originais, dos seguintes documentos: resumo da declaração do imposto de renda, junto com comprovante de entrega de 2013; escritura do imóvel ou contrato de compromisso de compra e venda do imóvel, com firma reconhecida de todas as assinaturas (no caso de contrato).

O interessado ainda deve estar munido de conta de luz e água em nome do requerente (último mês); espelho do IPTU em exercício; comprovantes de rendimento (holerith) da aposentadoria, pensão e de qualquer outro rendimento (último mês) do requerente e do cônjuge ou companheiro. Caso seja viúvo ou viúva, o pensionista deve apresentar ainda Certidão de Óbito do cônjuge e título eleitoral de Praia Grande, caso esteja em idade obrigatória para votar.

Renovação

Para renovar o benefício é necessário apresentação do IPTU/2013 ou protocolo com número do processo; Título de Eleitor de Praia Grande; última conta de luz e água em nome do requerente; último holerite do INSS e cópia do resumo da declaração do imposto de renda, junto com o comprovante de entrega de 2013 (para quem declara Imposto de Renda).

Outras exigências também devem ser cumpridas conforme o artigo 28 da Lei Municipal 571/10.

Embora o prazo final para requerer ou renovar o benefício seja em 30 de junho, o secretário de Finanças, Roberto Lopez Franco, recomenda que os interessados não deixem para os últimos dias para fazer a solicitação. “É importante que o contribuinte compareça com antecedência aos guichês da Secretaria de Finanças. Desta forma, é possível evitar longa espera e ter tempo para providenciar algum documento que venha faltar, caso isso ocorra”, salientou.

A Secretaria de Finanças (sefin) fica no Paço Municipal, à Avenida Presidente Kennedy, 9.000, Bairro Mirim, piso térreo, e funciona das 8h30 às 16 horas. O setor atende 400 pessoas por dia, com a distribuição de senhas. Informações adicionais podem ser obtidas pessoalmente ou pelo telefone 3496-2243 ou ainda pelo email cadastramentoimobiliario@praiagrande.sp.gov.br.